O prefeito em exercício de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União), se reuniu nesta sexta-feira (31 de janeiro) com Cloves Eduardo Benevides, subsecretário de Sustentabilidade do Ministério dos Transportes, para tratar do início das obras de duplicação e melhoria da BR-381, na saída da capital mineira. O encontro teve como objetivo alinhar os detalhes do projeto e resolver pendências relacionadas ao processo.

A principal preocupação abordada na reunião foi o planejamento do governo federal para o trecho da rodovia entre Belo Horizonte e Caeté, na região metropolitana. As obras, que serão executadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), estão previstas para começar em breve.

“Um diálogo importante sobre a parceria da prefeitura de Belo Horizonte com o governo federal para as obras de duplicação da BR-381, no trecho entre Belo Horizonte e Caeté. Em todas as ações para o bem de BH e do nosso povo, contem conosco”, declarou Damião.

Além do prefeito e do subsecretário do Ministério dos Transportes, a reunião contou com a participação de representantes da Urbel, do DNIT e do juiz federal Cláudio Pina, responsável pelo programa, Concilia BR-381 e Anel. A iniciativa busca intermediar a remoção das famílias que vivem às margens da rodovia e que podem ser impactadas pelas obras.

A necessidade de desapropriações foi um dos fatores que dificultaram as primeiras tentativas de concessão da BR-381 à iniciativa privada. Diante disso, o governo optou por dividir as obras em dois trechos: o segmento entre Belo Horizonte e Caeté ficará sob responsabilidade do DNIT, enquanto o trecho de Caeté a Governador Valadares será administrado pela concessionária Nova 381, cujo contrato foi assinado em 22 de janeiro.

Foto: Adão de Souza/PBH


Avatar

administrator