O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estabeleceu um novo recorde ao liberar R$ 4,9 bilhões em emendas parlamentares em apenas um dia. O anúncio foi feito pelo ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, nesta quarta-feira (1º), destacando-se como a maior quantia liberada pelo Palácio do Planalto em um único dia.

Essa liberação ocorreu na terça-feira (30) e acontece em um momento de crescentes tensões entre o Executivo e o Congresso Nacional, justamente às vésperas de uma sessão crucial destinada a analisar vetos presidenciais.

Com essa recente ação, o total de emendas parlamentares autorizadas pelo governo de janeiro a abril deste ano alcança o valor de R$ 13,8 bilhões. Esses valores, que abrangem tanto as emendas individuais quanto as de bancada, estão registrados na plataforma Siga Brasil Emendas.

As emendas parlamentares, tanto individuais quanto de bancada, são classificadas como impositivas, o que significa que o governo é obrigado a executar esses repasses. No entanto, o controle do calendário de pagamentos fica a cargo do Executivo, que tem sido alvo de críticas dos parlamentares devido à demora na liberação desses recursos.