O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu não enviar um substituto para assumir o posto de embaixador do Brasil em Israel após remover em definitivo do cargo o embaixador Frederico Meyer. A partir de agora, a embaixada em Tel-Aviv passará a ser chefiada, por tempo indeterminado, pelo encarregado de negócios Fábio Farias.

O decreto de Lula com a remoção de Meyer foi publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira, dia 29, e assinado na véspera. O Itamaraty diz que a embaixada funcionará normalmente, embora a representação política tenha sido rebaixada.

A decisão do presidente é uma forma de protesto diplomático em relação a Israel. O Palácio do Planalto e o Itamaraty consideram que o embaixador foi humilhado – assim como o próprio País – pelo governo do premiê Binyamin Netanyahu. Um embaixador a par da decisão afirmou que não havia clima para retomar a relação como se nada tivesse acontecido.

A remoção de Meyer se concretizou dias após um ataque aéreo matar ao menos 45 refugiados palestinos Rafah, motivo de protestos amplos na comunidade internacional e apesar de apelos do Brasil e de uma série de países, inclusive aliados israelenses como os Estados Unidos, para que as Forças de Defesa de Israel se abstivessem de operações na cidade. O primeiro-ministro israelense afirmou que o bombardeio foi um “acidente trágico”.

Rafah, na fronteira com o Egito, concentra cerca de 70% da população em Gaza, deslocada para lá a mando dos militares israelenses no início da guerra, após os ataques terroristas de 7 de outubro. Diversos governantes e as Nações Unidas tentaram demover Netanyahu, dizendo que a incursão em Rafah seria uma tragédia anunciada, mas Israel segue com operações aéreas e terrestres na região.

Apesar de as postagens de Katz terem rareado, integrantes do governo avaliam que não houve nenhum sinal de arrefecimento na crise diplomática entre os países, que se arrasta desde fevereiro, e agravou-se agora com o gesto do petista de remover seu embaixador sem indicar outro. Lula sempre rejeitou a possibilidade de se retratar.


Avatar

administrator