O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) telefonou ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), para elogiar sua entrevista publicada no último sábado pelo jornal “Folha de S. Paulo”.

Fontes próximas a Lula relatam que, inclusive, o trecho em que Haddad chama atenção dos congressistas por mais “responsabilidade fiscal” recebeu apoio do presidente.

A fala de Haddad tem gerado reação no Congresso Nacional. Assim como revelou o âncora da CNN Iuri Pitta, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), chegou a telefonar ao ministro da Fazenda para reclamar da resposta ao jornal.

Segundo relatos, Haddad teria respondido que não tem responsabilidade sobre o que o jornal publica e indagou a Lira se ele havia lido a matéria por completo.

Haddad enfatizou que o conteúdo da reportagem explica seu ponto de vista, compartilhado publicamente outras vezes.

A Lira, Haddad disse que o Executivo sempre responde respeitando a Lei de Responsabilidade Fiscal, enquanto o Congresso cria gastos e não tem prejuízo.

Auxiliares do ministro avaliam que uma conversa com Rodrigo Pacheco (PSD-MG) deverá ocorrer até o fim da semana. Nenhum contato foi feito até agora.

Ainda nesta terça-feira (30), Haddad discutirá a desoneração com articuladores políticos do Planalto e Senado, Alexandre Padilha e Jaques Wagner e, posteriormente, ouvirá o ministro da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias.

Sob reserva, fontes próximas a Haddad apostam que o governo vencerá a disputa com o Senado e apostam em votos favoráveis dos ministros Alexandre de Moraes e Dias Toffoli.


Avatar

administrator