O partido Republicanos afirmou nesta quinta-feira (7) que, mesmo após a indicação do deputado Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) para o Ministério de Portos e Aeroportos, não fará parte da base do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Os deputados André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) foram confirmados como novos ministros do governo federal nesta quarta-feira (6). Os dois são filiados a partidos que integram o Centrão (veja mais abaixo).

“O Republicanos vem a público reiterar, mais uma vez, que não fará parte da base do governo Lula e seguirá atuando de forma independente”, diz a nota.

O partido declarou ainda que a indicação foi, “exclusivamente, um convite pessoal e direto do presidente Lula ao parlamentar”.

A sigla também informou que, além de se licenciar do cargo de deputado, Costa Filho também deverá deixar suas funções partidárias. O parlamentar é presidente do partido em Pernambuco e primeiro tesoureiro na Executiva Nacional do Republicanos.

Costa Filho declarou apoio à Lula na eleição de 2022, apesar de seu partido ter apoiado o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, é filiado ao Republicanos.

O novo ministro está em seu segundo mandato como deputado federal. No mandato anterior, relatou a aprovação do projeto que concedeu autonomia ao Banco Central –criticada por Lula.

Em publicação nas redes sociais, Costa Filho agradeceu ao presidente pela “confiança” e disse que a pasta de Portos e Aeroportos é “extremamente relevante para a economia do nosso país”.

Ministérios

O deputado André Fufuca assumirá o Ministério do Esporte no lugar de Ana Moser, demitida do cargo. Enquanto Costa Filho será ministro de Portos e Aeroportos, na vaga de Márcio França, que assume a nova pasta das Micro e Pequenas Empresas.

As mudanças visam ampliar a base de apoio do governo no Congresso Nacional e assegurar maior número de votos, em especial na Câmara. As bancadas do PP e do Republicanos somam 49 e 41 deputados, nessa ordem.


Avatar

administrator