Após dois anos sem coleta, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) inicia Censo Demográfico 2022 nesta segunda-feira (1°). O levantamento, nesta edição, traz a captação de coordenadas geográficas de todos os endereços do país e quesitos relacionados à população que se identifica como quilombola.

Para garantir a segurança da população, todos os recenseadores de campo estarão uniformizados e, em cada crachá, terá um QRCode, em que o morador poderá conferir a identidade do agente. Além disso, poderão ainda entrar em contato pelo 0800 721 8181 ou acessar o site.

Em Minas Gerais, 18,9 mil recenseadores estarão em campo vão verificar desde quantas pessoas moram em cada residência até as condições em que aquelas pessoas vivem. A coleta dos dados acontece até o dia 30 de outubro, nos 853 municípios mineiros.

Nos questionários, o Censo coleta dados como idade, sexo, educação, trabalho, fecundidade, migração, religião, identificação étnico-racial, pessoas com deficiência e autismo. Após a coleta e validação dos dados de todos os municípios brasileiros, a previsão é que os primeiros dados sejam divulgados no fim de 2022.

Coleta de dados

A superintendente do Censo em Minas, Maria Antônia Esteves, explica que o instituto enfrenta diversas barreiras durante a fase inicial da pesquisa. Entre elas estão a recusa das pessoas em responderem o censo, a dificuldade de acesso, a falta de pessoal e a gestão de recursos.

Para evitar o desfalque de informações, além das abordagens presenciais e pelo telefone, o IBGE lançou o auto preenchimento. “Se o recenseador chegar em uma residência e o morador não puder responder naquele momento, um e-ticket é gerado e por ele a pessoa pode responder ao questionamento pela internet”, disse Esteves.

O ticket tem duração de sete dias e caso o prazo vença é necessário que o recenseador vá até o local e gere outro documento.