Foi no sufoco e graças a uma ‘ajudinha’ do próximo adversário, mas o Cruzeiro está classificado à semifinal do Campeonato Mineiro após o empate em 1 a 1 com o Democrata de Sete Lagoas, neste sábado (4), no estádio Kléber Andrade, em Cariacica, no Espírito Santo.

Desta forma, o time celeste terminou na liderança do Grupo C, com 12 pontos, e mediará forças com o América na semifinal, justamente a equipe que ‘colaborou’ para a classificação do Cruzeiro ao vencer o Tombense, de virada, por 3 a 1, no Independência.

Caso a equipe de Tombos tivesse sustentado a vitória no Horto, terminaria em primeiro lugar do Grupo C, deixando o Cruzeiro de fora dos quatro semifinalistas.

No duelo deste sábado, o Cruzeiro começou tentando pressionar o Democrata, mas os jogadores pareciam nervosos. Logo aos 3 minutos, Matheus Jussa chegou atrasado em uma disputa no meio campo, cometeu falta dura e já foi amarelado.

Do outro lado, o Democrata, por sua vez, jogava mais ‘solto’, sem tanta pressão. Mas, ainda assim, o goleiro Thúlio já ‘gastava’ tempo nas cobanças de tiro de meta desde cedo.

O Cruzeiro tentou algo aos 7 minutos, em chute de fora de Neto Moura, mas a defesa do Jacaré conseguiu afastar. Bruno Rodrigues parecia como melhor opção ofensiva da Raposa.

Quando era atacado, o Democrata deixava praticamente todos os jogadores atrás da linha da bola. O veterano Jorge Henrique era o mais acionado quando o Jacaré tentava avançar suas linhas..

Com o Cruzeiro mal em campo, Pezzolano tentava orientar o time, em especial o posicionamento dos defensores e do meio campo.

A primeira boa chegada do Cruzeiro de fato veio somente aos 14 minutos. Kaiki achou bem Bruno Rodrigues e o atacante tentou cruzamento para Gilberto, mas goleiro conseguiu se antecipou.
Arbitragem criticada

Os jogadores do Cruzeiro também começaram a se incomodar com a arbitragem. Aos 19 minutos, William sairia cara a cara com o goleiro, mas o árbitro assinalou falta do lateral celeste na origem da jogada.

No lance seguinte, William voltou a sofrer falta, mas a arbitragem não mostrou cartão para o defensor do Jacaré. O primeiro amarelo para o Democrata veio aos 24, após falta dura de Juliano em Mateus Vital.

O Cruzero chegou mais duas vezes, com Brumo Rodrigues, que parou em boa defesa de Thúlio, e depois com Oliveira, com a bola raspando o travessão.

Após a pausa para hidratação, o Cruzeiro seguiu insistindo, mais na base da transpiração do que na inspiração. E houve mais polêmica: aos 36 minutos, Juliano fez falta na entrada da área, a Raposa ia levando vantagem no lance, mas a arbitragem marcou a falta, para reclamação dos jogadores do celeste.

Mas, por aquelas ‘ironias do destino’, na cobrança de falta, Bruno Rodrigues bateu com perfeição, no ângulo esquerdo do goleiro, fazendo o quarto gol dele na temporada.

Logo após o reinício do jogo o Democrata assustou, aproveitando uma bobeada da zaga celeste, mas a bola acabou saindo, à esquerda de Rafael Cabral. O Cruzeiro seguia mal. Neto Moura foi mais um a chegar atrasado em uma disputa de bola e acabou amarelado.

E de tanto vacilar, o Cruzeiro acabou castigado. Aos 46 minutos, em cobrança de falta na área, a zaga celeste vacilou, o zagueiro William Mineiro apareceu livre, cara a cara com o goleiro Rafael Cabral e mandou para o fundo das redes. O auxiliar marcou impedimento, mas o VAR foi acionado e confirmou o gol do Jacaré.

 MUDANÇA

Na volta para o segundo tempo, Pezzolano promoveu alteração no time, colocando Wesley no lugar de Matheus Jussa. Willian passou a fazer a função de terceiro defensor. Mas a alteração não surtiu efeito imediato.

Foi o Democrata quem passou a ter as melhores chances. Aos 4 minutos, Reynaldo salvou a Raposa, cortando, de carrinho, uma bola na área. Na cobrança do escanteio, de cabeça, o Democrata quase virou o jogo.

O Cruzeiro só apareceu aos 8 minutos, mas Mateus Vital chutou em cima da zaga. Wesley aparecia entrando livre pela direita e reclamou com o companheiro por não ter recebido o passe.

Com o time mal, Pezzolano promoveu a entrada de Nikão na vaga de Neto Moura. No minuto seguinte, após boa jogada entre Kaiki e Bruno Rodrigues, Gilberto finalizou bem, mas Thúlio fez uma grande defesa.

O Democrata também teve uma chance clara aos 18 minutos. Em novo vacilo do setor defensivo celeste, Léo Martins entrou livre pela direita, mas chutou cruzado, torto, para fora.

Desorganizado em campo, o Cruzeiro não conseguiu mudar o panorama da partida. Pezzolano ainda tentou algo promovendo as entradas de Stênio e Ramiro nas vagas de Stênio e Mateus Vital.

E o time até deu mostras de certa evolução, tendo oportunidade para desempatar a partida. Aos 37 minutos, Nikão bateu escanteio, Ian Luccas desviou de cabeça e a bola passou a centímetros de Oliveira, que ainda tentou se jogar nela para desempatar.

Já aos 42 minutos, em cobrança rápida de falta, Wesley foi lançado na área pela direita e bateu cruzado, mas a bola foi pra fora.

Também já sem muitas forças, o Democrata parecia se contentar com o empate.

No fim, apesar da má apresentação, alívio do Cruzeiro pela vaga carimbada à semifinal.

O Tempo


Avatar