Com a vaga garantida na Série A do Brasileiro, começando a Copa do Brasil desde a primeira fase e tendo a Copa Sul-Americana como quarta competição a disputar, o Cruzeiro vai ter, de qualquer maneira, calendário mais inchado em 2024 do que 2023.

Se conseguir ter um ano praticamente perfeito, chegando às finais de Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Sul-Americana e mais as 38 rodadas do Brasileiro, o Cruzeiro chegará aos 75 jogos. Em 2023, foram 52 partidas oficiais.

Número máximo de jogos em 2024 por competição:

Campeonato Mineiro: 12 jogos
Copa do Brasil: 12 jogos
Copa Sul-Americana: 13 jogos
Campeonato Brasileiro: 38 rodadas

Para alcançar o número máximo de jogos, o Cruzeiro precisará voltar à final do Campeonato Mineiro. São oito na fase de classificação, dois na semifinal e dois na decisão. No ano passado, a equipe fez 10 partidas no Estadual, saindo para o América-MG na semifinal.

Na Copa do Brasil, o cenário em 2024 será diferente. Neste ano, o time entrou na terceira fase, fazendo apenas quatro jogos (dois diante do Náutico e, nas oitavas, dois contra o Grêmio, para o qual foi eliminado).

Na próxima temporada, o Cruzeiro entrará na primeira fase. Deverá ser alocado no Pote A, enfrentando times do Pote E. Se chegar até à final, serão 12 jogos. Nas duas primeiras fases, são disputas em jogo único. Na primeira fase, na casa do visitante. Na segunda, no Mineirão, caso o time passe.

Na Copa Sul-Americana, o Cruzeiro fará seis jogos na fase de grupos. A competição continental ainda tem jogos de mata-mata, ida e volta, nas oitavas, quartas e semi. A decisão é em jogo único e estádio neutro. Treze partidas, no total. Ainda tem o Brasileiro, com 38 partidas.

Assim, o Cruzeiro poderá chegar até aos 75 jogos. Se caso fizer os jogos mínimos, o time terá 53 partidas, igualando aos jogos de 2023. Neste cenário, seriam oito jogos no Mineiro, um na Copa do Brasil, seis na Sul-Americana e as 38 rodadas.

GE


Avatar