André Janones chegou causando à campanha de Lula nas redes. Na quinta-feira (4), a conversa entre os dois que informou a adesão de Janones à chapa Lula-Alckmin foi a quarta mais assistida do dia no Facebook, ficando atrás apenas de duas de Cristiano Ronaldo e uma de Neymar. Agora, o ex-candidato do Avante está se tornando um fenômeno no Twitter. Desde que ele anunciou o apoio a Lula, Janones já é um dos 10 maiores influenciadores do campo lulista no Twitter.

“Janones mirou em alguns dos maiores influenciadores do cluster bolsonarista e partiu pra cima dele. Ele sabe o que faz”, indica Edgard Piccino, analista do DataFórum, serviço de acompanhamento e análise de redes sociais da Fórum.

Desde quinta-feira, Janones atacou o próprio Bolsonaro, o jornalista de extrema direita Rodrigo Constantino e o dono da locadora Localiza, Salim Mattar, ex-ministro do governo Bolsonaro e privatista radical. Veja ao final os posts de Janones.

Segundo Piccino, Janones já disse a que veio na campanha de Lula, com seu histórico de presença nas redes: “Começou quebrando recorde de interações com a live dele com Lula no Facebook. No Twitter, apesar de não ser um dos grandes influenciadores, ele tem ‘só’ 161 mil seguidores, já mostrou a que veio, colocou a faca nos dentes e partiu pra cima de grandes influenciadores do campo bolsonarista. Mas ele não pegou qualquer um, pegou um que tem projeção na mídia e um grande empresário, escolheu a dedo”.

Para o analista de redes Pedro Barciela, que havia feito o levantamento sobre a live Lula-Janones no Facebook, “Janones conseguiu, em 2022, mais de 15 milhões de interações falando de Auxílio no Facebook. Isso é 2.5x mais do que o presidente Bolsonaro conseguiu no mesmo período, tratando do mesmo tema. Esse é o peso de André Janones em uma plataforma dominada pelo bolsonarismo”.

Barciela avalia que o apoio do ex-candidato do Avante a Lula pode ser decisivo, porque ele dialoga com públicos que normalmente não são alcançados pelo ex-presidente nas redes: “Janones não faz parte do antibolsonarismo nas redes, portanto não é esse o perfil de usuário que ele atrai. Por onde ele circula? Por grupos que vão desde Vitrine TupperWare até Notícias Auxílio Negado. Ele chega em quem quer – e precisa – falar sobre o benefício.”

A live entre Janones e Lula no Facebook, na última quinta chegou às 337.039 interações. Ficaram na frente apenas o craque português Cristiano Ronaldo (por duas ocasiões, também na quinta; uma com 1.950.850 interações e outra com 481.733 e Neymar (922.010). Já Bolsonaro teve no último dia 18 de julho uma live – realizada um ano antes – derrubada pelo Youtube. O motivo: atacar o sistema eleitoral brasileiro. Foi a 37a punição ao atual presidente na plataforma.

Nos números de interações de Janones, Lula e Bolsonaro no Facebook, somando todas as publicações, somente em 4 de agosto, Janones é avassalador: gerou 633 mil interações. Lula teve 357 mil e Bolsonaro, 318 mil. A live Janones-Lula no perfil do parlamentar no Facebook já tinha, até a manhã deste domingo (7), mais de duas milhões de visualizações.