O ex-juiz Sergio Moro disse, nesta quarta-feira (4), que o pré-candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva tem preferência por regimes autoritários. Moro comentou sobre a entrevista que o ex-presidente deu à revista norte-americana Time, na qual foi capa na edição desta semana.

Na entrevista, Lula culpou o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, pela invasão russa. “Vejo o presidente da Ucrânia falando na televisão, sendo aplaudido, sendo aplaudido de pé por todos os parlamentares [europeus]. Esse cara é tão responsável quanto Putin pela guerra. Porque na guerra, não há apenas uma pessoa culpada”, afirmou Lula.

Ele disse ainda que é “irresponsável” que os líderes ocidentais “celebrem” Zelensky em vez de se concentrar em negociações a portas fechadas. “Você está encorajando esse cara (Zelensky), e então ele pensa que ele é a cereja no seu bolo. Deveríamos ter uma conversa séria. Ok, você foi um bom comediante. Mas não vamos fazer guerra para você aparecer na TV.”

Moro e eleições

O ex-ministro da Justiça afirmou que deve se candidatar nestas eleições, mas não deixou claro para qual cargo. Na segunda (2), Moro disse que o seu partido, o União Brasil, está discutindo o assunto, mas que está disposto a jogar “em qualquer posição”.

“Hoje, o que nós temos ainda está em discussão. O União Brasil escolheu Luciano Bivar [para o Planalto]. Eu sou um soldado da democracia, jogo em qualquer posição. O importante é a gente voltar a crescer”, disse Moro.