Por Geraldo Elísio (Repórter)

Não me parece plausível que o impacto de uma nova onda de cepa de Covid possa romper os rumos políticos chineses. Claro os muito direitistas que me perdoem – eles podem até fingir não saber de nada – porém têm consciência do que eu escrevo é a expressão da pura verdade.

Os chineses chegaram para estabelecer um novo quadro mundial liderado pelos Estados Unidos da América do Norte, Rússia e China. Lógico, norte-americanos e russos sempre estão dispostos a falar enquanto os amarelos dão mais preferência ao silêncio, sem que isso os iniba em seus planos de ações.

De quebra, a Coreia do Norte, o Irã e Índia igualmente já começam a ganhar desenvoltura no manejo da linguagem. Capazes de projetá-los como integrantes de clubes atômicos. Indiferentes a outras potências já existentes. Traques e foguetórios juninos made in Santo Antônio do Monte, em Minas Gerais, Brasil, porém com uma diferença.

Capazes de destruir o planeta em questões de segundos, sem retorno, o que já dito ao início da Guerra da Ucrânia tanto por Joe Biden, Vladimir Putin e Xi Jinping. E o tom das falas em momento algum me pareceu carregado de brincadeira. Pelo contrário, os respeitáveis senhores admitem a expansão de suas máquinas mortíferas para além dos limites do nosso planeta.

Por falar nisso, sempre é bom lembrar um filme excelente estrelado por Peter Sellers, Doutor Fantástico, baseado em um estudo feito pela Royal Air Force – RAF – apontando para uma hecatombe universal a partir de um acidente. Nada impossível de não acontecer onde a dama de negro portadora de uma foice tem o seu trabalho facilitado pela sandice humana.

Claro, a tendência é de mais esta etapa vir a perder força. Entretanto, quem pode me garantir que um acidente atômico tem hora marcada para acontecer e assim restar no mínimo uma esperança de que antes de ocorrer um herói tipo revista de quadrinho venha evitar a primeira explosão ou nos salvar a todos?

Se não ocorrer o plano de salvamento através de heróis de quadrinhos, de nada adiantam bilhões de dinheiro em qualquer moeda que for para fazer a alegria dos gananciosos, sejam eles de qualquer vertente preferida de cada um. Tudo desaparecerá num vórtice de fogo e não haverá bombeiros de plantão.