O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 4,6% em 2021, segundo dados divulgados nesta sexta-feira 4 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com o resultado, o PIB totalizou 8,7 trilhões de reais em 2021.

O crescimento era previsto por especialistas, após o tombo histórico de 3,9% registrado em 2020, causado pela pandemia.

“Esse avanço recuperou as perdas de 2020, quando a economia brasileira encolheu 3,9% devido à pandemia”, destacou o IBGE. O resultado foi puxado pela recuperação do setor de serviços, com crescimento de 4,7%, seguido pela indústria, com um aumento de 4,5%. O setor do agro, no entanto, registrou uma queda de 0,2%.

O PIB per capita alcançou um patamar de 40,688,1 de reais em 2021, o que representa um avanço real de 3,9% em comparação com o ano anterior. Os números apontam para uma saída da economia da recessão técnica, caracterizada por dois trimestres seguidos de retração.

Apesar dos números positivos, a economia ainda demorará a recuperar o patamar pré-pandemia, registrado em fevereiro de 2020. Os setores de turismo e lazer ainda apresentam números muito aquém daqueles registrado nos períodos anteriores aos da adoção das medidas de isolamento.

Mesmo com o crescimento do PIB, a alta da inflação ainda preocupa os especialistas, que apontam para um cenário de estagflação. Para o IBGE, o cenário internacional e a proximidade das eleições presidenciais também são fatores que ajudam a desequilibrar a balança.