Pré-candidato do Novo à Presidência da República, o cientista político Felipe D’Avila considera que o projeto de uma candidatura de terceira via na disputa ao Palácio do Planalto acabou. Segundo ele, isso se deu pela ausência de um debate sobre projetos.

As declarações de D’Avila foram dadas no podcast Zona Eleitoral, do grupo “Zero Hora”, no qual ele falou sobre sua candidatura. Ele diz ter atuado como mediador entre os pré-candidatos que tentam quebrar a polarização entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL), mas que “a população não quer saber de conversa de cacique”. “Isso não vai chegar a lugar nenhum”, afirmou o pré-candidato.

Felipe D’Avila afirmou que o Novo estaria disposto a retirar a candidatura e apoiar o grupo se houvesse um debate em torno de propostas.

“O problema é que não se discute proposta. Por isso que, ao meu ver, a terceira via acabou. Não vai ter terceira via, porque a discussão hoje de caciques partidários em torno de quem vai ser o melhor nome, quem tem melhor aderência”, criticou.

Questionado então se a disputa estaria fadada a ser apenas entre Lula e Bolsonaro, porém, ele rejeitou a tese. “Eu não acho. O que nós sentimos nesse caminhar pelo Brasil é que as pessoas já entenderam que a polarização piorou a vida delas. E isso pode virar voto lá na frente.”

Na conversa, Luiz Felipe D’Avila afirmou que, em caso de um segundo turno entre os hoje líderes das pesquisas ele vai anular o voto novamente. Para ele, deve-se considerar uma traição que alguém que defende a candidatura do Partido Novo dê apoio a Lula ou Bolsonaro no segundo turno, já que são projetos muito distintos dos defendidos pela legenda.

Atualmente, MDB, União Brasil, PSDB e Cidadania travam conversas para tentar escolher um nome único das siglas à Presidência da República. Eles prometem uma definição até o dia 18 de maio. Oficialmente, concorrem João Doria (PSDB), Simone Tebet (MDB) e Luciano Bivar (União Brasil). Contudo, Eduardo Leite e Sergio Moro correm por fora, apesar de inicialmente preteridos por suas legendas.