Em visita a Belo Horizonte, o pré-candidato do PDT à presidência, Ciro Gomes, disse que a aliança com o PSDB em Minas Gerais vem sendo tratada pelos presidentes nacional e estadual do PDT, respectivamente Carlos Lupi e o deputado federal Mário Heringer.

A entrevista foi concedida em agenda dele no Centro Cultural do Cafezal, no Aglomerado da Serra, região centro-sul da capital mineira. Ciro estava acompanhado da esposa Gisele, de Carlos Lupi, Mário Heringer e da vereadora Duda Salabert (PDT).

Ciro Gomes já foi próximo e amigo do deputado federal Aécio Neves, uma das principais lideranças tucanas. Eles foram correligionários no PSDB de 1990 a 1997, quando Ciro trocou a legenda pelo PPS. Em 2017, com as acusações contra Aécio no Caso JBS, o atual pedetista disse que Aécio “era sua maior decepção”.

Questionado se a aliança que se desenha em Minas entre PDT e PSDB não implicaria também em uma reaproximação com o antigo amigo tucano, Ciro foi evasivo: “Não converso com Aécio há muito tempo. Alguém acrescentou na minha frase que eu também não quero conversar. Isso não é da minha arte. A minha arte é conversar, e o que pega é catapora. Não há nada atrasado para conversar. Eu volto a repetir. Aqui em Minas, é com os mineiros. A mais alta liderança do PDT estará dedicada pessoalmente, Carlos Lupi, a elaborar os entendimentos aqui. E tem o Mário Heringer, que transita em todas as facções aqui. A mim me toca respeitar esses encaminhamentos e quem quer que venha deles, terá o meu consentimento”.

De acordo com Ciro, um jornal do eixo Rio-São Paulo noticiou que ele e Aécio estavam conversando sobre a possível aliança em Minas, o que ele negou.

“Um jornal importante do país deu que eu estava entrando em entendimento com o Aécio, e isso não corresponde, porque faz muito tempo que nós não conversamos. Agora, conversar é um elemento central da nossa arte, e eu converso com qualquer pessoa. Apenas não participo de factóides. Então, vamos repetir: Carlos Lupi, a mais alta liderança do PDT, e Mário Henriger, a mais alta liderança do PDT em Minas Gerais, vão entabular os entendimentos”, concluiu Ciro.