A campanha da chapa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB), candidatos a presidente e vice, anunciou um “grande ato” em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, no próximo dia 18 de agosto, dois dias depois do início da campanha oficial conforme a legislação eleitoral.

O anúncio foi feito pela presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, em entrevista para jornalistas após a reunião dos nove partidos que compõem a coligação “Brasil da Esperança”, apoiadores da chapa Lula-Alckmin, em São Paulo, nesta segunda-feira (8).

Segundo Gleisi, deputada federal pelo PT do Paraná, serão dois grandes atos para estrear a campanha nas ruas: o primeiro em Belo Horizonte e o segundo no Vale do Anhangabaú, na capital paulista, no dia 20 deste mês.

A reunião também serviu para fazer um balanço da pré-campanha, avaliada positivamente pelos partidos, conforme Gleisi, e para desenhar as próximas estratégias. De acordo com a presidente do PT, o foco será o combate à fome e geração de emprego e renda, além da defesa da democracia.

“Nós todos estamos muito focados em defender o processo democrático brasileiro. Não é partidarizar. Nós achamos muito importante para a democracia brasileira”, declarou Gleisi, referindo-se à carta em defesa da democracia da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).

Lula assinou a carta nesta segunda-feira, uma semana depois que Alckmin havia aderido ao manifesto. Outros presidenciáveis, como Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB) e Felipe D’Ávila (Novo), também assinaram.

O presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, não aderiu e é crítico ferrenho à iniciativa, interpretada como um ataque ao seu governo e a si próprio, embora o texto não mencione diretamente seu nome.

Tanto Lula quanto Alckmin participaram da reunião. A presidente do PT resumiu que os partidos avaliaram positivamente a pré-campanha e a adesão de novas siglas, como o Avante e o Agir.

O Avante é a legenda que havia lançado a candidatura do deputado federal André Janones (MG) à Presidência, mas ele desistiu para apoiar Lula, e anunciou a decisão após reunião entre os dois na última quinta-feira (4).

A coligação Brasil da Esperança é formada pelas siglas PT, PV, PCdoB, PSol, Rede, PSB, Solidariedade, Avante e Agir.