Por Gabriel Duarte

O Cruzeiro se posicionou, pela primeira vez, sobre o acordo de torcida única em clássicos com o Atlético-MG. O contrato já está assinado entre os rivais e será válido até o fim de 2025. Em entrevista exclusiva à Globo, o CEO da Raposa, Gabriel Lima, explicou os motivos para a decisão conjunta. O dirigente disse ter se espantado com as declarações do presidente do time alvinegro.

O acordo, segundo Lima, é confidencial. Por isso, detalhes não podem ser divulgados. Mas valerá por dois anos, pensando na equidade do número de jogos dos rivais como mandante.

A decisão conjunta foi devido aos últimos incidentes, no encontro do segundo turno do Brasileiro de 2023. O Atlético-MG reclamou dos danos causados pela torcida cruzeirense no estádio. O Cruzeiro, por sua vez, acusou o rival de tomar atitudes que “incitem a violência e ferem a boa fé”. O Atlético se desculpou, posteriormente, sobre os fatos.

– Ele justamente está valido por dois anos, de forma temporária, para conseguirmos discutir de forma mais profunda sobre as implicações que aconteceram nos últimos clássicos. É lamentável fazer um acordo como esse. Mas a gente entendeu como necessário para dar uma profundidade e tentar resolver essas questões de uma vez por todas quando a gente retome o clássico com as duas torcidas.

O acordo foi assinado, com a ciência do Ministério Público de Minas Gerais e da Polícia Militar do Estado. Segundo Gabriel Lima, não há possibilidade de reviravolta. A não ser que haja decisão conjunta dos clubes.

– Estamos muito seguros da parte jurídica e do que representa esse acordo. Isso vai valer também para os jogos que vamos fazer no Mineirão. Vai ser uma oportunidade, de certa forma, de bater recorde de público somente com a torcida do Cruzeiro no Mineirão. Vamos tentar fazer uma limonada com esse limão dessa história.

O dirigente do Cruzeiro explicou que, pelo menos da parte da equipe azul e branca, o objetivo é que o período de torcida única possibilite que o tema da rivalidade seja discutido entre os clubes e que a presença de torcida visitante seja retomada.

– A ideia de estar assinado dois anos é para poder dar equilíbrio às partes, na quantidade de jogos, primeiro. E segundo para dar profundidade ao tema. Chegar com produto pronto, com garantia de qualidade, garantia das pessoas serem bem tratadas. Esse é meu objetivo e o que quero para a volta das torcidas.

Dentro do acordo, membros da diretoria e funcionários do clube poderão figurar em um camarote no jogo do estádio rival. A decisão já começa a valer para o clássico do próximo sábado, na Arena MRV.


Avatar