Por Rodrigo Lois

Após conquistar a Libertadores com o Fluminense no último sábado, o técnico Fernando Diniz anunciou sua terceira convocação como treinador da seleção brasileira. A lista é para os jogos contra Colômbia, no dia 16, em Barranquilla, e Argentina, no dia 21, no Maracanã. A principal novidade é a presença de Endrick, atacante de 17 anos do Palmeiras, convocado pela primeira vez. Lesionados, Casemiro e Neymar não foram chamados.

Confira a lista dos convocados:

GOLEIROS: Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City), Lucas Perri (Botafogo)
LATERAIS: Emerson Royal (Tottenham), Carlos Augusto (Inter de Milão), Renan Lodi (Olympique de Marselha)
ZAGUEIROS: Bremer (Juventus), Gabriel Magalhães (Arsenal), Nino (Fluminense), Marquinhos (PSG)
MEIO-CAMPISTAS: André (Fluminense), Bruno Guimarães (Newcastle), Douglas Luiz (Aston Villa), Joelinton (Newcastle), Raphael Veiga (Palmeiras), Rodrygo (Real Madrid)
ATACANTES: Endrick (Palmeiras), Gabriel Jesus (Arsenal), Gabriel Martinelli (Arsenal), João Pedro (Brighton), Paulinho (Atlético-MG), Pepê (Porto), Raphinha (Barcelona) e Vinicius Junior (Real Madrid)
Com 17 anos e três meses, Endrick é o jogador mais jovem convocado para a Seleção desde Ronaldo, em 1994. Fernando Diniz elogiou o atacante do Palmeiras, que irá para o Real Madrid em 2024.

É um jogador que tem potencial para ser um dos grandes talentos. Não sabemos se vai se confirmar. Não é uma pressão. É um prêmio e uma visão de futuro do que este garoto pode ser. Um menino nascido em 2006 produzir o que ele produz me chama atenção. E neste momento vive o seu melhor momento, jogando contra grandes times do Brasil e consegue se sobressair — avaliou o treinador da Seleção.

Além de Endrick, a lista tem outros três estreantes na Seleção, também para o ataque: João Pedro, ex-Fluminense que está no Brighton; Paulinho, do Atlético-MG; e Pepê, ex-Grêmio, que está no Porto. Todos atuaram por seleções de base e a equipe pré-olímpica, mas nunca foram chamados para o time principal do Brasil.

Destaque do Aston Villa, Douglas Luiz voltou a ser convocado depois de dois anos. Na última convocação, Douglas chegou a dar uma indireta nas redes sociais diante de sua ausência.

Outra particularidade na lista desta segunda é a convocação de apenas três laterais, com apenas uma opção na direita, Emerson Royal, do Tottenham. Yan Couto, do Girona, não foi chamado.

Ausências

Camisa 10 da Seleção, Neymar passou por uma cirurgia na última quinta-feira após romper os ligamentos do joelho esquerdo sem seu último jogo pelo Brasil. O atacante do Al-Hilal deve levar entre seis e oito meses para voltar à ativa.

Capitão com Fernando Diniz, o volante Casemiro tem um problema na coxa e ficará fora “por algumas semanas”, segundo anunciou seu clube, o Manchester United. Outra baixa para a lista desta segunda é o lateral Danilo, da Juventus, que também tem uma lesão na coxa.

Camisa 9 de Fernando Diniz nos quatro primeiros jogos do treinador à frente da Seleção, Richarlison não foi chamado por opção técnica. Matheus Cunha, do Wolverhampton, também foi preterido. Gabriel Jesus está lesionado, mas foi chamado, e o técnico do Brasil espera que o atacante do Arsenal se recupere a tempo das partidas pelas eliminatórias.

O Brasil tem sete pontos após quatro rodadas e é o terceiro colocado das eliminatórias sul-americanas da Copa do Mundo de 2026. A Seleção visita a Colômbia no dia 16 deste mês, em Barranquilla, e depois faz clássico com a Argentina, no Maracanã, no dia 21.


Avatar