Manifestantes tentaram impedir o corte de três árvores na Praça Raul Soares, no Centro de Belo Horizonte, nesta sexta-feira (22). De acordo com os moradores que protestavam pela interrupção do serviço, as árvores seriam Flamboyants centenários. Mesmo com o ato, as árvores foram retiradas do local.

Em nota, a Prefeitura de Belo Horizonte confirma o corte de três árvores da praça, mas alega que elas foram retiradas “em razão de apresentarem risco iminente de queda”. A PBH ainda diz que as árvores tinham raízes expostas, entradas de ‘casas de ratos’ e podridão do tronco na base.

Segundo o município, duas das árvores retiradas são Flamboyants e a terceira trata-se de uma Espatódea.

A PBH afirma que os cortes foram baseados em laudos técnicos emitidos por um engenheiro agrônomo e autorizados pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha), já que a Praça Raul Soares é considerada um patrimônio da cidade.

A Prefeitura de BH também ressalta que a previsão meteorológica alerta para a possibilidade de pancadas de chuva forte (50 a 70 mm), com raios e rajadas de vento em torno de 60 km/h, nesta sexta (22) e sábado (23).

“A condição climática que favorece a queda de árvores como as suprimidas nesta sexta-feira, acarretando em riscos para a população”, diz trecho do comunicado.


Avatar