Por Mauro Ferreira

Título: Baião de quatro toques

Artista: Priscilla Frade

Composição: José Miguel Wisnik e Luiz Tatit

Edição: Mills Records

Baião de quatro toques é a música mais famosa dentre as seis parcerias do paulista José Miguel Wisnik com o paulistano Luiz Tatit. Embora os dois compositores sejam donos de obras identificadas com a poesia concreta das esquinas de São Paulo (SP), ambos se afinaram no território nordestino desse baião composto com o rigor habitual dos autores e, ao mesmo tempo, tão fluente, quase popular.

Tanto que, após ser apresentado por José Miguel Wisnik no álbum Pérolas aos poucos (2003), o Baião de quatro toques atraiu – em discos e/ou shows – cantoras do porte de Gal Costa (1945 – 2022), Jussara Silveira, Mônica Salmaso e Ná Ozzetti (em gravação feita com Ceumar e Suzana Salles).

Cantora, compositora e violonista mineira, nascida em Juiz de Fora (MG), Priscilla Frade se junta a esse time feminino no Dia Internacional da Mulher, 8 de março, data em que a gravadora Mills Records põe no mundo um registro inédito do baião em single gravado, mixado (por Lourival e Vinicius Sá) e masterizado (por Carlos Mills) entre outubro de 2023 e janeiro deste ano de 2024.

E, justiça seja feita, a abordagem do Baião de quatro toques por Priscilla Frade em nada fica a dever aos registros anteriores da música. Feita com produção musical do sanfoneiro Rodrigo Ramalho, a gravação de Frade é graciosa e expõe cantora com pleno domínio rítmico. Porque é preciso destreza para cair bem no suingue do serelepe baião de Wisnik e Tatit.

Feita com os músicos Adan Oliveira (zabumbatera), Guto Menezes (bandolim e cavaquinho), Lau Trajano (baixo), Léo Rodrigues (pandeiro) e Rodolfo Willame (triângulo), além de Rodrigo Ramalho na sanfona e da própria artista no canto e no violão, a gravação do Baião de quatro toques por Priscilla Frade jamais perde a fluência.

Por volta dos dois minutos e meio, o fonograma quase vira arrasta-pé em passagem instrumental forrozeira que antecede a volta para o fluxo inicial desse single sedutor em que, citando verso da letra de Luiz Tatit, Priscilla Frade sucumbe à tentação de ser muito feliz.


Avatar