Por Geraldo Elísio (Repórter)

O que significa esta frase? Nem mesmo na gíria do português do Brasil ela quase nada significa.

Rebimboca da parafuseta segundo a Wikipédia “é uma expressão corrente em certas regiões do Brasil para designar uma peça, real ou fictícia, cujo nome ou função não são conhecidos, do motor de um automóvel ou de qualquer outra máquina.”

Em algum momento alguém a criou e hoje é muito pouco usada, que desconhecida.

Então por que estou a utilizá-la? Diante da guerra envolvendo a Ucrânia e a Rússia e os espaços ao conflito a ele dedicados tenho a certeza de que vale a pena fazê-lo. É como se nunca tivesse ocorrido uma guerra no mundo e fosse esta a primeira tragédia a nos atormentar.

Faço uma ligeira interrupção para algumas considerações que eu julgo imprescindíveis. Pela milésima vez e sei lá mais quantas eu reescrevo e assino: sou pacifista, não sou comunista e nem de direita, muito pelo contrário, professo o anarquismo filosófico.

Retomemos o raciocínio inicial. Ótimo que os seres deste mundo maluco se rebelem contra as guerras, as mortandades principalmente de crianças – e outras estupidezes em nome delas produzidas a gerar milhões de medalhas a condecorar heróis a serviço da morte.

No Brasil basta olhar o peito das altas patentes onde não falta nem mesmo, como diziam os antigos camelôs, as de “cacos de cuia doirada com sabão amarelo”. Claro, entre eles alguns sacrificados no louvável esforço de pensar em salvar vidas em face de ensinamentos que lhes foram ministrados.

Ótimo que os povos se rebelem contra as guerras que geram bilhões para aqueles que as produzem e nunca para os atores que a realizam. A China sob a égide da terceira nova potência mundial divulgou que os Estados Unidos da América do Norte é o responsável direto por 85% das invasões de países existentes na terra.

E assim o fez de forma irrefutável, mesmo para os EE. UU.

Muito bom que os povos do mundo se levantem contra as guerras. Afinal, a única certeza da vida é a morte. E os Quatro Cavaleiros do Apocalipse dispensam as presenças de intrusos com eles a disputar tais lugares, apoiados por meios de comunicação de massas comprometidos com interesse que, se grafados em cifrões, dizem mais do que eu possa redigir.

Não precisamos retroceder muito na história. Tamoios, Tupis, Guaranis, peles vermelhas, Paraguai, Áfricas, Indochina, Vietnã, Iraque, Irã, Síria não existiam humanos não? Milhares de crianças não foram assassinadas não? Nunca li que exércitos de crianças tenham invadido países adultos escrevendo páginas de tragédias.

Por que se não o preconceito achar justo os EE. UU promover tanta destruição e invocar histericamente a paz quando se esquecem de que a Rússia está sendo cercada com objetivos de ser destruída? Em Moscou e outras cidades naquela nação não existem seres humanos não. E crianças? Será que existe?

Histrionismo, isto é o que parece estar sobrando. Ou existe alguém que concorda que os Estados Unidos sejam os donos do mundo? O mundo será mundo somente se a Rússia for destruída? Será um erro de Deus ter criado a Rússia e os russos?

É claro que não sou estúpido em concordar com tais pensamentos retrógados.

Aliás, ao término da Segunda Guerra Mundial, a Alemanha, a Itália e o Japão ficaram proibidos de disporem de armas de destruição em massa. Os japoneses, primeiras vítimas das armas atômicas, hoje tem pessoas desejando possuí-las também. E a Alemanha e a Itália? Como ficam nesta situação?

Não eram proibidos de se armarem? Como estão armados? Ou tudo mudou e só a Rússia não pode se defender? Tem de aceitar ser pária do mundo? Encerro este artigo dizendo não me sentir dono da verdade e muito menos a favor da guerra.

Quem dispuser de argumentos sólidos e verdadeiros que possam contradizer os meus que se manifestem e eu publicarei, reservando também o meu direito de resposta. O que não dá é para engolir mentiras e contradições como se fosse a verdade absoluta.

Principalmente dos meios de comunicação de massa, prostitutas a se entregarem somente por muito dinheiro, face às muitas dificuldades que os meios modernos de comunicação oferecem hoje para sobreviver. Paz sem que ninguém seja cercado por armas de destruição e massa que um dia ocorrerá para o pesar de todos em geral.

A todas as pessoas citadas nesta matéria automaticamente é garantido o direito da resposta no espaço tamanho e corpo.