Após a virada histórica do América sobre o Guaraní-PAR, nessa quarta-feira (3), pela segunda fase da Libertadores, o técnico Marquinhos Santos analisou o próximo adversário do time, o Barcelona de Guayaquil. A partida de ida pela terceira fase da competição será na próxima terça-feira (8), às 21h, no Independência.

“Será um jogo com características diferentes do que foi o jogo contra o Guaraní. É um time experiente tanto quanto o peso da camisa do Guaraní, mas com jogadores mais decisivos. Acredito que seja uma equipe que venha propor mais o jogo, saia mais para o jogo, diferente do que o Guaraní ofereceu. Já estávamos estudando, serão dois jogos difíceis”, analisou.

“Mas o grupo está preparado. O time sai mentamelnte preparado e esperamos oferecer ao torcedor do América mais essa realização de sonho. Muito trabalho, empenho e dedicação para colocar o América na fase de grupos da Libertadores”, complementou o técnico Marquinhos Santos.

O Barcelona-EQU se classificou para a terceira fase da Libertadores após derrotar o Universitario-PER nas duas partidas do confronto. O placar agregado ficou 3 a 0 para os equatorianos.

Já o América venceu o Guaraní-PAR nos pênaltis. No tempo normal, a equipe americana conseguiu empatar o placar agregado por 3 a 3 com gols de Wellington Paulista e Pedrinho. Nas penalidades, venceu por 5 a 4.

Trajetória do Barcelona na Libertadores

Embora nunca tenham ganhado o título da Libertadores, os equatorianos já chegaram à semifinal três vezes. As duas primeiras foram em 1990 e em 1998.

Em 2021, o time de Guayaquil voltou às semifinais da competição, mas foi eliminado pelo Flamengo. O Barcelona também ostenta 16 Campeonatos Equatorianos.

Mudança de Técnico

Antes do confronto entre América e Barcelona ser definido, a história do time equatoriano já se cruzava com o futebol brasileiro.

Nesta semana, o treinador Fabián Bustos foi contratado para comandar o Santos. No ano passado, à frente da equipe de Guayaquil, ele venceu o time paulista por 2 a 0, na fase de grupos da Libertadores.

Com a saída de Bustos, o novo treinador do time equatoriano é o argentino Jorge Célico.