O dia 15 de agosto é dedicado a Nossa Senhora da Boa Viagem, padroeira de Belo Horizonte. Pela cidade, cristãos católicos se reúnem para uma programação com missas e encontros culturais. Na Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, no bairro Boa Viagem, na região Centro-Sul, as celebrações têm início logo pela manhã.

Após mais de dois anos, devido a pandemia da Covid-19, a tradicional festa volta a ser realizada presencialmente. A festividade conta com celebrações no Santuário, que fica na rua Sergipe, e também na Avenida Afonso Pena, próximo a Praça da Rodoviária, onde fiéis irão se reunir para um procissão luminosa.

Programação

Celebração das Missas 07h, 08h30, 11h e 15h
16h30 – Meditaçãodo terço na Praça da Rodoviária
17h – Procissão Luminosa
18h – Celebração Eucarística Solene presidida pelo presidente da CNBB e arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor.

O Santuário Nossa Senhora da Boa Viagem está localizado na Rua Sergipe, 175, no bairro Boa Viagem, em Belo Horizonte. Durante todo o dia, os fieis também poderão aproveitar uma feira gastronômica, com quermesse.

A história da padroeira

No século 18, o lusitano Francisco Homem carregou consigo a imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem para protegê-lo durante suas viagens. Foi construída uma capela pra abrigar a imagem. Ao redor dessa capela formou-se o Arraial Curral Del Rey que depois deu origem à capital mineira. Depois com o crescimento da devoção a Nossa Senhora da Boaviagem foi construída uma igreja maior.


Paola Tito