Em partida que foi disputada do início ao fim, o Atlético fez valer sua superioridade dentro de campo e venceu o América por 2 a 1, na noite desta terça-feira (3), na Arena Independência. Jogo foi válido pela quarta rodada da fase de grupos da Copa Libertadores.

Através dos gols de Guilherme Arana e Nacho Fernández, o Galo assume a liderança do Grupo D, com oito pontos, e encaminha sua vaga às oitavas de final. Por outro lado, o Coelho, que diminuiu com o zagueiro Germán Conti, se afundou na lanterna, com apenas um ponto, e vê o sonho de avançar à próxima fase cada vez mais longe.

O jogo

Assim como na primeira partida entre as duas equipes, o Atlético iniciou o confronto com o domínio da bola, e o América fechado atrás à espera de contra-ataques fulminantes. Lentos, os visitantes custaram a levar perigo ao gol de Jailson. Aos 12 minutos, saiu o que era mais provável: gol do Galo!
Com a pressão na saída de jogo americano, o volante Juninho errou e a bola sobrou nos pés de ninguém menos que Hulk – em vez de chutar, ele deixou para Guilherme Arana, que vinha em velocidade da esquerda, e mandar para o fundo das redes. Lateral-esquerdo da seleção brasileira fez seu quarto gol contra o rival.

Depois disso, o Coelho passou a se arriscar mais e pressionar – tanto é que o goleiro Everson, assim como Juninho, saiu jogando errado, mas o atacante Paulinho Bóia desperdiçou ao chutar para fora. Após os 25 minutos, os mandantes começaram a ficar mais com a bola e e próximo ao gol adversário. No entanto, foi o Atlético que aproveitou a sua oportunidade.

Aos 36, de novo ele, Arana, recebeu passe em profundidade durante rápido ataque alvinegro. Nacho Fernández, um dos articuladores do jogo, recebeu vindo de trás e bateu forte, sem chances para defesa. Atlético 2 a 0. Dois minutos depois, o América conseguiu diminuir: após cobrança de escanteio, Germán Conti subiu meio desajeitado e a bola foi para o gol.

Com o 2 a 1 no placar, o segundo tempo começou um pouco mais morno, principalmente pelo Atlético estar mais cauteloso. Com a bola no pé e um pouco mais exposto, mesmo com os três zagueiros, o América deixava o Galo sair em contra-ataques perigosos, principalmente com Ademir, que havia entrado no lugar de Zaracho, lesionado.

Se não fosse por grandes defesas de Jailson, vantagem poderia ser ainda maior. Após os 30 do segundo tempo, o América chegava mais perto da área, mas consistência defensiva do Galo e falta de efetividade do Coelho não deixavam o placar se alterar. O atual campeão mineiro teve boas chances em contra-ataques, principalmente com um gol errado na cara, por Keno, que voltava de lesão, mas o jogo continuou 2 a 1.

Lesões

Ainda no primeiro tempo, o Atlético teve duas baixas importantes: aos 26 minutos, Eduardo Vargas sentiu a coxa durante uma jogada de ataque e não conseguiu continuar em campo. O mesmo aconteceu com o lateral-direito Mariano, que pediu para sair após dores na virilha.

No começo do segundo tempo, após uma arracanda, o atacante Paulinho Bóis, do América, também sentiu a coxa e saiu carregado, aos prantos.


Avatar