O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), liberou nesta segunda-feira (22) para julgamento a ação penal contra o Núcleo 4 da trama golpista ocorrida durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Em despacho, Moraes solicitou ao ministro Cristiano Zanin, presidente da Primeira Turma do STF, que agende as datas para o julgamento.
Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), os réus desse núcleo são acusados de coordenar ações de desinformação com o objetivo de espalhar notícias falsas sobre o processo eleitoral e promover ataques virtuais contra instituições e autoridades durante o ano de 2022.
Fazem parte do grupo Ailton Gonçalves Moraes Barros, Ângelo Martins Denicoli, Giancarlo Gomes Rodrigues, Guilherme Marques de Almeida, Reginaldo Vieira de Abreu, Marcelo Araújo Bormevet e Carlos Cesar Moretzsohn Rocha. Eles ocupam cargos como oficiais da reserva do Exército, policial federal e presidente do Instituto Voto Legal.
Até agora, apenas os integrantes do Núcleo 1, formado por Jair Bolsonaro e outros sete réus, foram condenados. Moraes destacou que os núcleos 2 e 3 também deverão ser julgados ainda neste ano. “Estamos avançando para que todos os envolvidos respondam dentro dos limites da lei”, afirmou.
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

