A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira, dia 26, que a bandeira tarifária vermelha patamar 1 será aplicada nas contas de energia durante o mês de outubro. Com isso, haverá acréscimo de quatro reais e quarenta e seis centavos para cada cem quilowatts-hora (kWh) consumidos.
A mudança representa uma redução em relação aos meses de agosto e setembro, quando vigorou a bandeira vermelha patamar 2, que tem custo mais elevado.
Segundo a Aneel, a decisão foi motivada pelo baixo volume de chuvas registrado recentemente, o que afetou o nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas. “Diante desse cenário, há necessidade de acionamento de usinas termelétricas, que são mais caras e justificam o acionamento da bandeira vermelha patamar 1 para outubro”, explicou a agência.
A Aneel destacou ainda “que a fonte solar de geração é intermitente e não injeta energia para o sistema o dia inteiro”. A agência acrescentou: “Por essa razão, é necessário o acionamento das termelétricas para garantir a geração de energia quando não há iluminação solar, inclusive no horário de ponta”.
O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 para informar os consumidores sobre os custos variáveis da geração de energia elétrica. Ele utiliza cores para indicar a situação do Sistema Interligado Nacional (SIN).
Quando a bandeira verde está em vigor, não há cobrança adicional na conta de luz. Já as bandeiras amarela e vermelha indicam necessidade de acréscimos, que são calculados a cada cem quilowatts-hora consumidos, refletindo o custo mais alto de geração em períodos críticos.
Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

