Fábio Bacheretti, Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, anunciou nesta sexta-feira (16) que a vacinação contra a dengue será iniciada em crianças de 10 e 11 anos a partir de março.
Ele declarou: “A expectativa é recebermos vacinas suficientes para atender as crianças dessas faixas etárias em 22 municípios elegíveis na região metropolitana de BH e no Vale do Aço. Assim que o estado as receber, serão imediatamente repassadas aos municípios.”
Bacheretti enfatizou a importância da vacinação nas escolas, destacando: “A vacinação dentro do ambiente escolar é parte integrante de nossa estratégia. Embora a administração da vacina seja de responsabilidade municipal, estamos trabalhando em conjunto para garantir que as crianças, estando na escola, sejam alcançadas. Essa é nossa diretriz.”
Situação epidemiológica da Dengue em Minas Gerais
O Secretário também atualizou os números alarmantes da dengue no estado, descrevendo-o como o pior ano da doença na história de Minas Gerais.
Os casos prováveis já chegam a 194 mil, com 67.592 casos confirmados e 18 mortes confirmadas, além de outras 105 em investigação.
Em Belo Horizonte, o cenário não é diferente, com 3.101 casos e cinco óbitos confirmados até o momento, conforme o boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura na quarta-feira (14), somando um total de 15.331 casos prováveis.
Bacheretti alertou que a capital está enfrentando o pior pico da doença, com o maior volume de atendimentos. Ele prevê que esse pico tende a diminuir a partir de meados de março.

