O Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte (Sind-REDE/BH) reiterou sua posição em relação à greve, mesmo após a decisão judicial que determinou seu término. Em comunicado divulgado neste domingo (18), o sindicato expressou sua intenção de recorrer da decisão e manter o calendário de paralisação.
Segundo o comunicado compartilhado nas redes sociais, o Sind-REDE/BH criticou o prefeito Fuad Noman (PSD) por buscar resolver a questão judicialmente, rotulando sua abordagem como autoritária e covarde. A liminar emitida pela Justiça, solicitada pela gestão municipal liderada por Fuad Noman, ordenou o fim imediato da greve, mas o sindicato afirmou sua determinação em continuar seguindo o cronograma estabelecido.
O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) decretou no sábado (17) o encerramento da greve dos trabalhadores da educação pública municipal de Belo Horizonte, atendendo ao pedido da Procuradoria-Geral do Município, sob a administração de Fuad Noman. No entanto, o Sind-REDE/BH declarou que seu departamento jurídico está analisando o processo para apresentar um recurso, confiando na possibilidade de reverter a decisão, argumentando que a liminar não abrange os trabalhadores terceirizados.
A greve teve início na quinta-feira (15), motivada pela insatisfação dos servidores, incluindo professores, com a proposta de reajuste salarial de 8,04% oferecida pela administração de Fuad Noman. Os trabalhadores rejeitaram a proposta, que previa o parcelamento do aumento em três vezes, culminando na última parcela a ser paga em janeiro do próximo ano.

