Informações de Contato

Belo Horizonte - MG

Atendimento

O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (Confins) selou um compromisso com o Palácio de Buckingham ao se tornar membro da ONG United For Wildlife (União Pelas Vidas Selvagens). A organização tem o compromisso de combater o tráfico de plantas e animais silvestres e de promover a conscientização global em defesa da causa.

Mais de 40 empresas e organizações ao redor do mundo integram e apoiam a ONG presidida pelo Príncipe William. O terminal mineiro é um dos primeiros aeroportos da América Latina a assinar a declaração.

O tráfico de animais silvestres é muito comum no Brasil. Segundo dados do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), 38 milhões de animais silvestres são retirados anualmente da natureza no Brasil e somente 4 milhões sobrevivem ao comércio ilegal.

Em Minas, o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas-BH) recebe, em média, 10 mil animais por ano. A maioria deles é vítima do tráfico, que configura a terceira maior atividade ilegal do mundo, com movimento estimado entre US$ 10 e US$ 20 bilhões por ano, atrás apenas do tráfico de armas e drogas.

“Atuamos em conjunto com os órgãos e agências de Segurança Pública e Meio Ambiente com o objetivo de detectar e interromper eventuais ocorrências de tráfico de vida silvestre durante as operações”, salienta Kleber Meira, CEO da BH Airport.

“A criação de um canal próprio para denúncias públicas é uma das ações previstas no nosso compromisso de combater o tráfico internacional de vida selvagem, identificando suspeitos de comércio ilegal, compartilhando informações e desenvolvendo mecanismos integrados com a United For Wildlife”, acrescenta Kleber.

Além dessa iniciativa, o aeroporto irá realizar um treinamento específico para os profissionais responsáveis pela inspeção no terminal mineiro, em parceria com a Airports Council International (ACI) e com o Ibama, com o conteúdo que tem como base a prevenção e a contenção do tráfico de animais silvestres.

 


Avatar

editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.