A chapa entre Mauro Tramonte (Republicanos) e Luísa Barreto (Novo) foi oficializada neste sábado (3) durante as convenções partidárias dos dois partidos. Com a presença do governador Romeu Zema (Novo) e do ex-prefeito Alexandre Kalil, ambos negaram qualquer “incoerência política” na aliança entre as duas legendas na disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).
Durante a coletiva de imprensa, Luísa Barreto, responsável pela elaboração do plano de governo de Tramonte, ressaltou que seu perfil complementa o de seu parceiro de chapa. “Eu não vejo qualquer incoerência política na aliança. O que eu vejo é uma união de pessoas apaixonadas por Belo Horizonte, que querem transformar a cidade. A aliança é coerente. Convergimos nas nossas ideias e nos nossos propósitos”, destacou a ex-secretária de Estado.
Adversária de Kalil nas eleições de 2020, quando foi candidata a prefeita pelo PSDB, Luísa garantiu que o apoio do ex-prefeito é bem-vindo. “Kalil é apaixonado por Belo Horizonte, isso é inegável. Ele vai contribuir muito para a nossa campanha”, afirmou.
Por sua vez, Tramonte enfatizou que a aliança entre Zema e Kalil fortalecerá sua pré-candidatura. “O Kalil é uma pessoa que, como eu, se preocupa com o cidadão. Temos o mesmo pensamento e objetivo. A vinda de Kalil e do governador Zema só vem a somar. Quando estamos unidos para melhorar uma capital como Belo Horizonte, as diferenças são superadas”, observou o deputado estadual.
Segundo Tramonte, “quem não vier para somar, não precisa participar da pré-campanha”. “Essas pessoas, Zema e Kalil, se unindo, querem o melhor para Belo Horizonte. Não quero polarizar. Não quero brigar com nenhum lado. Queremos atender ao povo como deve ser”, concluiu o pré-candidato.
Vereadores e pré-candidatos à reeleição pelo partido Novo, que antes criticavam a gestão de Kalil, também marcaram presença na convenção do Republicanos. O vereador Bráulio Lara (Novo), que fazia oposição ao ex-prefeito na Câmara, minimizou o apoio de Kalil a Tramonte. “O Kalil é parte do passado. Estamos aqui para construir o futuro. Sabemos dos desafios da cidade e estamos dispostos a trabalhar para resolvê-los”, destacou.
Bráulio ainda comentou que a aliança entre Tramonte e Luísa Barreto é promissora. “Estamos aqui para trabalhar em prol da cidade. Vamos em frente”, afirmou o vereador.
As vereadoras Marcela Trópia (Novo) e Fernanda Pereira Altoé também estiveram presentes na convenção que contou com Kalil. Fernanda conduziu a CPI do Abuso do Poder no último ano, investigando atos da gestão de Kalil na PBH.
O vereador Irlan Melo (Republicanos), que já foi líder do PSD na Câmara e chegou a se opor a Kalil, minimizou o apoio do ex-prefeito. “A chapa é Tramonte e Luísa. O Kalil é apenas um apoiador. Sou crítico da gestão Fuad”, disse ele.
Entre os pré-candidatos a vereador presentes na convenção estavam Ciro Pereira (Republicanos), Jorge Santos (Republicanos) e Fernando Luiz (Republicanos), todos do grupo ligado ao presidente da Câmara, Gabriel Azevedo (MDB), pré-candidato à prefeitura.