Em audiência pública da Comissão de Agropecuária e Agroindústria da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta quinta-feira (1º/6/23), será lançada a Frente Parlamentar em Apoio ao Produtor de Leite do Estado. A reunião será às 15 horas, no Auditório José Alencar.

Na mesma data é comemorado o Dia Mundial do Leite, instituído pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO/ONU) para incentivar o consumo de alimentos lácteos, outro objetivo da audiência.

Presidente e idealizador da frente, o deputado Coronel Henrique (PL) destaca, no requerimento para a reunião, que o leite está entre os seis produtos mais importantes da agropecuária brasileira, desempenhando um relevante papel na geração de emprego e renda.

A produção do rebanho nacional, o segundo maior do mundo, com cerca de 70 milhões de animais, é de mais de 35 bilhões de litros por ano.

Dados da Pesquisa Pecuária Municipal de 2021, citados pelo parlamentar, apontam que a produção mineira, a maior do País, alcançou 9,6 bilhões de litros, representado 27% da nacional.

Ainda de acordo com o deputado, o agronegócio do leite é responsável por aproximadamente 40% dos postos de trabalho no meio rural.

O leite também é conhecido pelo seu valor nutricional, por ser rico em cálcio, proteínas e vitaminas.

Também nesta quinta (1º), ocorre a segunda edição deste ano da Feira da Agricultura Familiar, das 9 às 17 horas, no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira e no Hall da Bandeiras.

Em comemoração ao Dia Mundial do Leite, a feira também vai acolher produtores de leite e derivados, além de comercializar quitandas, mel, doces, cachaças, café e peças artesanais, entre outros alimentos e bebidas de 29 municípios mineiros. Ainda está prevista apresentação do músico Adriano Fernandes.

A feira é da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado (Emater-MG) e, a partir deste ano, acontece mensalmente na Assembleia. A primeira edição foi no dia 4 de maio.


Avatar