O prefeito em exercício de Belo Horizonte, Álvaro Damião, afirmou nesta segunda-feira (13 de janeiro) que as intervenções no Anel Rodoviário serão realizadas mesmo sem apoio financeiro do governo federal. Durante uma coletiva de imprensa sobre a reabertura da área de escape do Anel Rodoviário, fechada por uma semana para reforma, Damião destacou que o município está preparado para assumir a gestão da via, atualmente sob responsabilidade da União.

O prefeito interino afirmou que a municipalização do Anel Rodoviário está próxima de ser concretizada. “Se o governo federal ceder o Anel sem repassar recursos, não veremos isso como um obstáculo. Belo Horizonte tem condições de arcar com as obras e manutenções necessárias, pois é o povo de BH que sofre diariamente com os problemas da rodovia”, afirmou.

O compromisso reforça as medidas anunciadas em agosto de 2023 pelo prefeito Fuad Noman, que apresentou um pacote de reformas em oito pontos críticos da via. Na época, os projetos previam um investimento de R$ 1,5 bilhão, com recursos prometidos pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-3). A prefeitura ficaria responsável pela elaboração dos projetos e execução das obras.

Entre as melhorias previstas, está a construção de novas alças viárias e de um viaduto adicional no Viaduto da BR-040. No Viaduto da Avenida Amazonas, estão planejados o alargamento do viaduto existente, a implantação de dois novos viadutos, alças e passarelas. Na Avenida Presidente Antônio Carlos, haverá alargamento do viaduto, construção de novas alças e de uma passarela. No Bairro Betânia, o pontilhão ferroviário será alargado, e um novo viaduto será construído. Na Avenida Tereza Cristina, o projeto inclui o alargamento do viaduto existente, implantação de um viaduto adicional, novas alças e passarelas. Na Praça São Vicente, serão construídos quatro novos viadutos e alças viárias. A Avenida Pedro II receberá dois novos viadutos e alças viárias, enquanto na Avenida Cristiano Machado será feito o alargamento do viaduto existente e a construção de um novo viaduto.

Inaugurado na década de 1960, o Anel Rodoviário Celso Mello Azevedo foi projetado para desviar o tráfego de carga do centro da cidade. Hoje, com 26,2 quilômetros, conecta importantes rodovias nacionais, como BR-262, BR-381, BR-040 e BR-356, recebendo cerca de 130 mil veículos por dia. O crescimento da Região Metropolitana transformou a via em um dos principais corredores urbanos de Belo Horizonte.

Foto: Rodrigo Clemente/PBH


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