O deputado estadual André Quintão (PT) foi confirmado na tarde desta quinta-feira (26) como o indicado a vice na chapa do ex-prefeito Alexandre Kalil (PSD) para concorrer ao governo de Minas. A informação foi divulgada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que também participou ativamente das negociações.

“Com grande alegria informo que hoje, em reunião com o ex-prefeito Alexandre Kalil (PSD), o presidente do PT-MG, Cristiano Silveira, e o líder do PT na Câmara, Reginaldo Lopes, consolidamos o acordo político para a nossa unidade nas eleições de outubro”, disse o ex-presidente em nota.

A aliança com o PSD foi selada em Minas Gerais após semanas de impasse, principalmente por conta da vaga ao Senado. Em troca da desistência da pré-candidatura do deputado federal Reginaldo Lopes para a cadeira, o PSD ofereceu a vaga de vice ao PT após a desistência do presidente da Assembleia, Agostinho Patrus.

“O PSD apresentará Alexandre Kalil para o governo de Minas e o senador Alexandre Silveira para a reeleição, enquanto o PT apresentará o deputado estadual André Quintão para candidato a vice-governador. A campanha Lula-Kalil será coordenada por Reginaldo Lopes e pelo presidente da Assembleia Legislativa, Agostinho Patrus (PSD)”, acrescentou Lula.

O petista era o nome preferido do ex-prefeito Kalil para compor o vice na chapa. Porém, a indicação chegou a enfrentar resistências dentro do próprio PT. O motivo seria justamente a escolha do pré-candidato, quando o tema deveria ficar a cargo somente do partido.

Lula comemorou o fim do impasse e a indicação do deputado estadual, considerado internamente pelo partido como habilidoso na política. “Juntos, vamos trabalhar pela vitória em Minas e no Brasil, para que nosso povo volte a ter esperança numa vida com dignidade e direitos, com emprego e renda, com desenvolvimento e justiça social, num país soberano e democrático”, finalizou o ex-presidente.

Preferência no PT

Em entrevista ao Café com Política da Rádio Super 91,7 FM nesta semana, o presidente do PT em Minas, deputado estadual Cristiano Silveira, chegou a adiantar que o nome de Quintão era o preferido pela maioria do partido, além de Kalil. O dirigente chegou a defender que uma mulher fosse indicada na chapa, que é composta apenas por homens. Mas a sugestão não se viabilizou.