A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o Ministério dos Transportes (MT) realizam, nesta quinta-feira (29/8), o leilão da BR-318/MG, no trecho que liga Belo Horizonte a Governador Valadares, em Minas Gerais. A abertura das propostas acontece na B3, em São Paulo, a partir das 14h, com a presença do ministro Renan Filho e da Diretoria Colegiada da ANTT.
ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, participa, acompanhado do ministro dos Transportes, Renan Filho, além do diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale, e o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fabrício Galvão.
“Estamos com uma expectativa muito grande para o leilão. Estamos cumprindo com o compromisso que o presidente Lula fez em Ipatinga, no Vale do Aço, durante a campanha de 2022. É uma obra muito esperada por todos os mineiros, que vai trazer mais segurança e desenvolvimento para todo o estado. Foi no primeiro governo do presidente Lula, inclusive, quando estive como diretor-geral do DNIT, entre 2004 e 2005, que realizamos as maiores obras na rodovia, como o viaduto da Prainha, a duplicação do trecho urbano de Nova Era, o trevo de Belo Oriente e o contorno do Vale do Aço. Depois do abandono das estradas mineiras nos últimos anos, agora é a hora deste grande projeto de duplicação da BR-381 se tornar, enfim, realidade”, afirmou o ministro Alexandre Silveira.
Trata-se de concessão do Sistema Rodoviário composto pela BR-381/MG, por 30 anos, no trecho com início em Belo Horizonte/MG, no entroncamento com a BR-262/MG (p/ Sabará) até o entroncamento com a BR-116/MG (Governador Valadares/MG), com extensão total de 303,4 km.
O leilão tem o objetivo de concessão de serviço público, precedida da execução de obra pública, compreendendo a exploração da infraestrutura e da prestação dos serviços de recuperação, manutenção, conservação, operação, monitoração, implantação de melhorias, manutenção do nível de serviço e ampliação de capacidade do sistema rodoviário da BR-381/MG.
A rodovia receberá mais de R$ 9 bilhões em investimentos (Capex e Opex). Entre as melhorias previstas estão 134,27 quilômetros de duplicação (27,3 km de obras remanescentes e 106,44 km de novos trechos), 83 quilômetros de faixas adicionais, 51 correções de traçado, além de áreas de escape, 1 Ponto de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros e 23 passarelas para a travessia de pedestres.
Todos os municípios que fazem parte da referida malha rodoviária serão beneficiados pelo empreendimento (diretamente e indiretamente): Antônio Dias; Barão de Cocais; Bela Vista de Minas; Belo Horizonte; Belo Oriente; Bom Jesus do Amparo; Caeté; Coronel Fabriciano; Governador Valadares; Ipatinga; Jaguaraçu; João Monlevade; Nova União; Naque; Nova Era; Periquito; Sabará; Santa Luzia; Santana do Paraíso; São Gonçalo do Rio Abaixo; Timóteo.
Além disso, a concessão oferecerá um Desconto para Usuários Frequentes (DUF) e a opção de pagamento automático para motoristas, por meio do uso de TAGs. Usuários frequentes são aqueles que percorrem trechos da rodovia diversas vezes por mês, como no caso de pessoas que residem e trabalham em cidades próximas.
O projeto de concessão tem a estimativa de 79.688 empregos diretos, indiretos e efeito-renda.