O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deve se engajar nas eleições legislativas de Portugal, marcadas para o próximo mês de março. Nesta terça-feira (2), o deputado lusitano André Ventura, líder do partido de extrema-direita “Chega!”, divulgou um vídeo em que Bolsonaro comenta a escolha do próximo primeiro-ministro.

“É muito importante para todos nós que André Ventura, do ‘Chega!’, consiga essa cadeira de primeiro-ministro. É a direita, o conservadorismo. São as pessoas de bem, que estão se fazendo cada vez mais presentes nesses momentos. A grande maioria da população é nossa, está do lado do bem”, disse Bolsonaro.

Bolsonaro tem se engajado em campanhas políticas internacionais. No ano passado, defendeu a eleição do ultraliberal Javier Milei como presidente da Argentina. Ele, inclusive, viajou a Buenos Aires para assistir à posse do aliado.

O primeiro-ministro português é escolhido pelo presidente de Portugal. Hoje, o chefe do Executivo é Marcelo Rebelo de Sousa. Forças à direita do país europeu esperam conseguir o maior número de cadeiras da Assembleia da República. Assim, o grupo teria peso importante quando fosse consultado por Rebelo para a definição do premiê.

Agradeço ao ex-Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, a mensagem de apoio para as (eleições) legislativas de 2024. Eles sabem bem como a esquerda tornou o seu país num antro de miséria e corrupção”, escreveu Ventura, em resposta ao apoio do ex-presidente brasileiro.

As eleições legislativas em Portugal foram chamadas após a renúncia, em novembro, de António Costa, então premiê do país.

No vídeo gravado para André Ventura, Bolsonaro aparece com uma camisa do Itabaiana, clube de futebol sergipano. Em abril, o líder do “Chega!” organizou protesto contra a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao país.


Avatar