Por Marcelo Gomes

As principais estatais de Minas Gerais, a Cemig e Copasa, estão na mira dos deputados. A Cemig está sob averiguação parlamentar desde junho de 2021. Já a Copasa, tudo indica, também poderá ser investigada ainda este semestre.

O deputado Betão (PT) apresentara um pedido de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar certas condutas da empresa. Segundo o parlamentar, os funcionários da companhia de água relatam uma série de irregularidades perpetradas pela atual direção da Copasa. Para ele, as principais suspeitas referem-se ao setor financeiro.

De acordo com Betão, a Copasa estaria repassando uma enorme quantidade de dividendos aos seus acionistas, enquanto que os investimentos estão se reduzindo. Empresas como a Copasa, privadas, mas cujo controle seja do governo de Minas, logo, do público, possui uma função social. Portanto, em princípio, não poderia priorizar os lucros de seus acionistas enquanto o estado requer investimentos, sobretudo as áreas mais vulneráveis.

O parlamentar vai solicitar uma audiência pública para ouvir melhor os trabalhadores da Copasa. Ainda não há data para a reunião. E depois de colhidos os depoimentos, ele irá ingressar com um pedido de CPI, que deverá ser protocolado após o retorno efetivo dos trabalhos na Assembleia. Por enquanto, em razão dos picos da pandemia, o parlamento está funcionando parcialmente. Nos próximos dias, o Novojornal irá explicar em detalhes as suspeitas de irregularidades na Copasa.


Avatar

contributor

1 Comentário

  • Avatar

    Andrea Thereza Padua Faria, fevereiro 23, 2022 09:48 @ 09:48

    Esse povo é fogo. Tomará que peguem todos os conselheiros, pois eles que validaram essa conduta.

Os comentários estão fechados.