A 15ª Maratona Internacional de Foz do Iguaçu, realizada no domingo (22), foi marcada pela forte participação de atletas brasileiros e quenianos. Na Elite Masculina, o queniano Kiprotich Kirui cruzou a linha de chegada em primeiro lugar com o tempo de 02h23min44seg. Apenas quatro minutos depois, o brasileiro Renilson Vitorino da Silva, de Pouso Alegre (MG), conquistou a segunda colocação, destacando-se entre os competidores. O queniano Justin Mogire, campeão da prova no ano anterior, precisou abandonar a corrida após sofrer uma lesão no tornozelo direito, antes de entrar no Parque Nacional do Iguaçu.
No feminino, a prova teve amplo domínio das atletas brasileiras. Simoniely Serathiuk venceu a maratona pela terceira vez consecutiva, completando o percurso em 02h54min21seg. Juliana Pereira da Silva ficou com o segundo lugar, cruzando a linha de chegada com pouco mais de dois minutos de diferença.
Além da maratona principal, outras provas movimentaram o evento. Na Maratona Revezamento, a dupla Luís Cláudio de Freitas e Geison de Souza conquistou o primeiro lugar na categoria masculina, enquanto Suzete Andre e Maria Luísa Picel triunfaram na categoria feminina. No revezamento misto, os campeões foram Keroly Adilles e José de Souza.
15 anos de tradição
A Maratona Internacional de Foz do Iguaçu celebrou seu 15º aniversário com a presença de 5.045 atletas de 15 países. A largada aconteceu no Mirante do Vertedouro de Itaipu Binacional, e a chegada foi nas Cataratas do Iguaçu, dentro do Parque Nacional. Além de competidores brasileiros, participaram atletas de diversas nacionalidades, como Argentina, Quênia, Estados Unidos, e China.
Na corrida de 11,5 km, realizada dentro do Parque Nacional do Iguaçu, os vencedores foram Walison Reis Ferreira e Ane Chies Guerra, nas categorias masculina e feminina, respectivamente. Uma novidade desta edição foi a corrida de 5 km, cuja largada e chegada ocorreram dentro da usina de Itaipu. Marcos Ferreira de Lima venceu no masculino, enquanto Juscilene Moreira Alves venceu no feminino.
Outra inovação foi o Mini Maratonista, que envolveu mais de 400 crianças em uma corrida infantil de lazer, divididas por faixas etárias, na praça Bartolomeu Mitre.
O evento contou com o apoio de diversas entidades, destacando a organização do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e a promoção da RPC. Mais de 976 colaboradores trabalharam para garantir o sucesso do evento.
Foto- Levir Ke