Por Fred Ribeiro
O jogo entre Atlético-MG e Santos, marcado para 18h30 do próximo domingo, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro, tende a ser na Arena MRV. A confirmação depende apenas de um laudo da polícia militar, que fará vistoria no estádio nesta segunda-feira.
Houve uma entrevista coletiva com Bruno Muzzi, CEO da Arena MRV, na manhã desta segunda-feira, para falar sobre o estádio. O gestor admitiu a expectativa pela mudança de local. Se for confirmada, o duelo será às 16h de domingo.
Muzzi também explicou que o que resta para liberação da Polícia Militar são ajustes na frequência nos rádios comunicadores da entidade de segurança. Além disso, é necessária assinatura de um termo de ajustes e conduta junto ao Ministério Público de Minas Gerais. A partir daí, haverá liberação para a CBF mudar o local da partida.
– A Polícia Militar está lá desde quarta-feira. Há algumas restrições, coisas simples, mas tinha uma questão de repetidora da polícia militar. Quando fizeram os testes, como há muito concreto, havia uma sombra, então a gente tinha que resolver a questão da repetidora. Fizemos testes. Funcionou na sexta, depois não funcionou sábado, tivemos que mudar antenas. Na rede privada está tudo funcionando, mas precisamos testar na segurança.
Já há laudos definitivos do Corpo de Bombeiros e também aqueles relacionados às área sanitárias e de engenharia. Quando houver a liberação por parte da polícia militar, então, restará o alvará provisório de funcionamento da PBH.
Caso a liberação seja confirmada, o estádio poderá receber até 30 mil torcedores no primeiro jogo oficial. Até o momento, o maior público liberado foi de 20 mil pessoas, exatamente no Jogo das Lendas, principal evento-teste realizado no local.
Em relação à operação da Arena MRV, Bruno Muzzi admitiu que houve erros nos eventos-testes realizados, assim como haverá outros a partir do primeiro jogo oficial. O CEO ressalta, no entanto, que houve mapeamento fino dos equívocos para ajustes.
– Muitas coisas deram errado. Nós passamos para 30 mil, não só pela mobilidade externa, mas também pela externa. Passamos essas últimas semanas vendo tudo que deu errado para poder melhorar. Vamos errar muito a partir do próximo jogo. Teremos muitos erros, com certeza. Mas também teremos muitos acertos.
A capacidade total da Arena MRV é de 46 mil pessoas, mas só conseguirá usufruir 100% do espaço após término de algumas obras viárias.
Um passo determinante para o Galo conseguir tal autorização para o jogo contra o Santos foi a aprovação do PL 623/2023, que foi aprovado em segundo turno na Câmara Municipal de Belo Horizonte e virou Lei após sanção do prefeito Fuad Noman.