Pensando na semifinal da Copa Libertadores e escalando um time reserva, o Atlético foi derrotado por 3 a 1 pelo Internacional neste sábado (26), em jogo pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro, disputado na Arena MRV. Alan Patrick, Bernabei e Bruno Tabata marcaram para o Inter, enquanto Eduardo Vargas anotou o único gol dos donos da casa.

Com este resultado, o Atlético permaneceu com 41 pontos na 9ª posição da tabela, e viu a distância para o G6 aumentar para, no mínimo, nove pontos, dependendo dos demais resultados da rodada. O Internacional, por sua vez, chegou a 52 pontos e subiu para o 5º lugar, embora ainda precise torcer contra o São Paulo, que possui 50 pontos e enfrenta o Criciúma às 21h.

O Atlético de Milito tem compromisso importante na próxima terça-feira (29), quando enfrentará o River Plate no Mâs Monumental, em Buenos Aires, pela semifinal da Libertadores, com início previsto para as 21h30 (de Brasília). Na partida de ida, o Galo construiu uma vantagem de 3 a 0. O Internacional, comandado por Roger Machado, volta a campo em 5 de novembro, quando recebe o Criciúma às 21h30 no Beira-Rio.

Com foco na Libertadores, o técnico Gabriel Milito poupou sete titulares no duelo pelo Brasileiro. Os jogadores Lyanco, Battaglia, Alonso, Arana, Alan Franco, Paulinho e Hulk ficaram de fora, visando garantir maior preparo para o decisivo confronto continental.

Apesar de jogar com uma equipe alternativa, o Atlético conseguiu controlar as ações nos primeiros 30 minutos de partida, com maior posse de bola e volume ofensivo. No entanto, sem muitas finalizações claras. O Inter, que também se mostrava cauteloso, aproveitou oportunidades isoladas e conseguiu abrir vantagem no final da primeira etapa com dois “gols relâmpagos”.

Aos 34 minutos, após uma falta dentro da área de Bruno Fuchs sobre Bernabei, o árbitro assinalou pênalti para o Internacional. Alan Patrick cobrou aos 37 minutos, sem chances para o goleiro Everson, e marcou o primeiro gol do jogo. Apenas dois minutos depois, o Inter ampliou. Um erro defensivo do Atlético permitiu que Rafael Borré encontrasse Bernabei livre na área, que finalizou de primeira e colocou os visitantes em uma confortável vantagem.

O Atlético respondeu aos 45 minutos, quando Rubens acertou a trave em um lance e, no rebote, Eduardo Vargas sofreu falta dentro da área cometida por Thiago Maia. O próprio Vargas cobrou o pênalti e converteu, diminuindo a diferença antes do intervalo.

No início do segundo tempo, uma forte chuva em Belo Horizonte causou dificuldades no gramado, com formação de poças d’água que dificultaram a circulação de bola. Aos 10 minutos, o árbitro Marcelo de Lima Henrique chegou a paralisar o jogo, mas retomou o duelo após dois minutos de espera. O cenário, porém, prejudicou a dinâmica da partida, tornando o jogo mais truncado e com poucas chances claras de gol.

Um momento de tensão ocorreu aos 25 minutos, quando Gustavo Scarpa, mesmo no banco, foi expulso. Após receber o primeiro cartão amarelo por reclamação, continuou questionando o árbitro e levou o segundo cartão, resultando no vermelho. Na ocasião, o Inter solicitava a expulsão de Alisson, que havia feito uma entrada mais dura em Bernabei e foi punido apenas com o cartão amarelo.

Na sequência, Bruno Tabata caiu na área após uma dividida com Saravia, e o árbitro inicialmente assinalou pênalti. No entanto, ao ser chamado pelo VAR, anulou a penalidade após rever o lance.

Gabriel Milito optou por dar minutos ao zagueiro uruguaio Mauricio Lemos, que voltou a ser relacionado após um período de afastamento desde que recusou uma transferência para o São Paulo. Lemos entrou no lugar de Igor Gomes, dando nova composição à defesa atleticana.

Aos 43 minutos, em mais uma falha defensiva do Atlético, o Internacional consolidou a vitória. Bruno Tabata aproveitou um passe dentro da pequena área e finalizou com precisão, marcando o terceiro gol dos gaúchos e selando o resultado.

Com essa derrota, o Atlético perdeu uma invencibilidade de 13 partidas em casa na Arena MRV, encerrando uma sequência sólida que vinha mantendo no estádio.

 

Ficha técnica:

Atlético 1 x 3 Internacional

Atlético: Everson, Renzo Saravia, Bruno Fuchs, Igor Rabello, Rubens; Otávio, Paulo Vítor, Igor Gomes (Mauricio Lemos); Alisson (Caio Maia), Vargas e Alan Kardec. Técnico: Gabriel Milito.

Internacional: Rochet, Bruno Gomes; Vitão, Clayton; Bernabei; Rômulo, Thiago Maia (Bruno Henrique); Alan Patrick, Wesley; Gabriel Carvalho (Bruno Tabata) e Rafael Borré (Enner Valencia). Técnico: Roger Machado.

Gols:

Internacional: Alan Patrick, aos 37 minutos do primeiro tempo; Bernabei, aos 39 minutos do primeiro tempo; Bruno Tabata, aos 43 minutos do segundo tempo.

Atlético: Eduardo Vargas, aos 47 minutos do primeiro tempo.

Cartões amarelos: Igor Gomes, Vargas, Alisson (Atlético); Thiago Maia, Wesley (Internacional)

Cartão vermelho: Gustavo Scarpa (Atlético)

Motivo: 31ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro

Data: Sábado, 26 de outubro de 2024

Horário:19h (horário de Brasília)

Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE)

Assistentes: Nailton Junior de Sousa (CE) e Anderson da Silva Rodrigues (CE)

VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ)

 

Foto: Pedro Souza / Atlético