Quatro auditores do Tribunal de Contas da União (TCU) que integram as equipes que farão auditoria nos recursos da Organização das Nações Unidas (ONU) concluíram, na última sexta-feira (19/7), o Estágio de Preparação de Civis para Atuação em Ambientes Instáveis (EPCAAI), oferecido pelo Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) – Centro Sérgio Vieira de Mello, das Forças Armadas. Eles vão atuar na fiscalização das missões de paz no Líbano e no Chipre.
Durante cinco dias, José Arimathea Valente Neto, Rafaela Soares Pimentel Farias, Regivalder Pereira da Silva e Vitor Forjaz Rodrigues Caldas receberam aulas teóricas, participaram de exercícios e experiências práticas nos temas:
presença de civis em ambientes instáveis;
análise e mitigação de risco;
ataques terroristas;
comunicação e negociação;
primeiros socorros;
efeito das armas;
combate a incêndio;
progressão em área de alto risco;
minas e procedimentos em áreas suspeitas;
sobrevivência;
obtenção de água e fogo;
abrigos improvisados;
defesa química, biológica, radiológica e nuclear; e
animais peçonhentos.
Entre os instrutores, militares das três Forças e da Polícia Militar do Rio de Janeiro, civis, estudiosos e profissionais com experiência de atuação em áreas de risco.
“O curso foi excelente. Todos que participarão de auditorias em ambientes instáveis, como as missões de paz da ONU, deveriam fazer”, recomendou Regivalder Pereira da Silva, ao final do estágio.
Treinamento aprimorado
Em junho, os auditores também receberam treinamento do Ministério da Defesa, em Brasília. O treinamento “Missões de Paz – preparação para as auditorias da ONU” foi realizado no Instituto Serzedello Corrêa (ISC), e os participantes puderam conhecer a concepção estratégica e operacional das missões de paz, a participação brasileira nesses trabalhos, aspectos de segurança relevantes e mais detalhes das três missões da ONU que serão auditadas pelo TCU: UNIFIL, no Líbano; UNFICYP, no Chipre, e UNMIK, em Kosovo.