A bancada do PT na Câmara decidiu apoiar o candidato de Arthur Lira (PP-AL), Hugo Motta (Republicanos-PB), para a sucessão na presidência da Casa e deve formalizar o anúncio ainda nesta quarta-feira (30).
A decisão ocorre após o PT se reunir na terça-feira (29) com os outros candidatos, Elmar Nascimento (União-BA) e Antonio Brito (PSD-BA). Motta já havia conversado com a bancada petista em meados de outubro.
Mais cedo, o Podemos declarou apoio a Motta, seguindo o PP, que oficializou a adesão na terça-feira. Lira afirmou que considera Motta o candidato mais apto a construir convergência entre os deputados.
Apesar das tentativas de Elmar Nascimento para atrair o PT, a bancada optou por Motta. Em reunião com o União Brasil, Elmar expressou que não achava razoável o PT decidir após uma única reunião com ele e Brito.
Elmar e Brito selaram um acordo em setembro, após Lira, que inicialmente apoiava Elmar, transferir o apoio a Motta, com a desistência de Marcos Pereira (SP), presidente do Republicanos.
Foto: Gabriel Paiva