Os prefeitos Álvaro Damião, de Belo Horizonte, e Rafael López Aliaga, de Lima, assinaram nesta semana, na capital peruana, um acordo de cooperação técnica entre as duas cidades. O objetivo da parceria é promover um relacionamento diplomático contínuo e diversificado, com foco em intercâmbios culturais, econômicos e turísticos.
Entre as principais propostas do acordo está a criação de um voo direto entre Belo Horizonte e Lima, além de ações voltadas à troca de experiências gastronômicas. “Vamos fortalecer laços culturais, econômicos e turísticos, com destaque para a linha aérea direta e iniciativas no campo da gastronomia”, afirmou Álvaro Damião, que encerra nesta sexta-feira (12) uma série de compromissos oficiais no Peru.
Na última terça-feira (8), durante encontro com o embaixador do Brasil em Lima, Clemente Baena Soares, o prefeito já havia defendido a importância da nova rota aérea, ressaltando que Lima é atualmente a quarta cidade mais procurada da América do Sul por passageiros em trânsito pelo Aeroporto de Confins. O voo direto, segundo ele, poderá ampliar o fluxo de negócios e atrair investimentos peruanos para a capital mineira.
O intercâmbio gastronômico também ganha destaque no acordo. Belo Horizonte é reconhecida pela Unesco como Cidade Criativa da Gastronomia desde 2019, enquanto o Peru é internacionalmente valorizado por sua culinária como ativo cultural e comercial.
A visita de Damião a Lima teve como principal objetivo sua participação no “PPP Américas 2025”, evento internacional organizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), reunindo lideranças de 25 países para debater experiências e soluções em parcerias público-privadas.
Durante o evento, em que atuou como painelista, o prefeito de BH também se reuniu com representantes do BID para discutir projetos voltados à drenagem urbana, assistência social, mobilidade e sustentabilidade, com vistas à implementação de novas políticas públicas na capital mineira.
Foto: Divulgação