O BH Airport comemora um ano de conquistas em 2024, com recordes em movimentação de passageiros e cargas, consolidando-se como um hub de conexão e eficiência no setor aeroportuário. Cerca de 11,3 milhões de pessoas passaram pelo terminal internacional mineiro entre janeiro e novembro de 2024, um crescimento de 19% em relação ao mesmo período em 2023. O número histórico aponta para o excelente desempenho do setor de aviação em Minas Gerais, que cresceu 4 vezes mais do que a média do mercado em outros estados. Na movimentação de cargas, o salto foi de 26% no comparativo com o ano anterior, alcançando o patamar de 15 mil toneladas processadas, no consolidado de janeiro a novembro de 2024. Para 2025, o BH Airport anuncia novidades, incluindo a expansão do mix comercial e a inauguração de novas salas VIPs.


O CEO do BH Airport, Daniel Miranda, celebra as conquistas e lembra que, mesmo com um cenário difícil imposto pela pandemia, o setor vem se recuperando. “Hoje, comemoramos os resultados que são fruto de um árduo trabalho sempre focado na ampliação da conectividade e na constante melhoria da experiência do passageiro. Mesmo desafiados pelos reflexos e impactos históricos da maior crise sanitária mundial, evoluímos e nos consolidamos como um aeroporto moderno e eficiente – um dos principais hubs do país”, afirma.

Em 2024, o BH Airport lançou 9 destinos, se consolidando como o segundo aeroporto no Brasil em número de destinos domésticos e o terceiro em total de destinos. “Esse resultado também reflete a parceria estratégica com a InvestMinas e o Governo do Estado de Minas Gerais, fundamentais para o desenvolvimento de novas rotas aéreas e o crescimento da demanda. As ações conjuntas têm ampliado a conectividade de Minas Gerais com o Brasil e o mundo, potencializando o papel do BH Airport como motor econômico e catalisador de investimentos no estado”, afirma Daniel.


O excelente desempenho na movimentação de cargas também é ressaltado pelo COO do BH Airport, Rodrigo Côrtes, como um dos principais marcos de 2024. “Somos o primeiro aeroporto do Brasil a oferecer uma solução de logística multimodal integrada, conectando céu, terra e mar. Esse modelo inovador foi fundamental para alcançar a movimentação histórica de R$ 10 bilhões em importações de janeiro a novembro de 2024. Além disso, nossa localização estratégica – a apenas uma hora de voo de 70% do PIB brasileiro – fortalece ainda mais o papel do BH Airport como um motor essencial para o crescimento da economia nacional”, destaca.

As conquistas do BH Airport em 2024 também incluem a ampliação do mix comercial. Ao todo, foram 17 lojas inauguradas, totalizando mais de 100 operações comerciais. “Funcionamos quase como um shopping, onde passageiros e visitantes encontram tudo em um só lugar, dentro de um ambiente moderno, funcional e confortável. Em 2025 nossa meta é lançar, pelo menos, 20 novas lojas, duas salas Vip – uma no mezanino, da área pública, e outra, no embarque doméstico, próximo ao Portão 1”, afirma o CEO.


“A perspectiva é continuar crescendo em 2025, com o olhar otimista para o futuro. Seguimos fortalecendo nosso papel de indutores do desenvolvimento econômico do país, ampliando a conectividade de Minas com o Brasil e o mundo, superando nossa capacidade de operação, sustentados por altos padrões de qualidade e eficiência, sempre comprometidos em proporcionar a melhor experiência aeroportuária para os nossos clientes”, conclui Daniel Miranda.

Com localização estratégica e um dos principais hubs do país, o BH Airport atende a mais de 70 destinos nacionais e internacionais. Desde 2014, o aeroporto é administrado por uma concessão, formada pelo Grupo CCR, uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina, e por Zurich Airport, operador do Aeroporto de Zurich, o principal hub aéreo da Suíça e considerado um dos melhores aeroportos do mundo, além da Infraero, estatal com experiência de mais de 50 anos na gestão de aeroportos no Brasil.

O turismo no Brasil vem crescendo nos últimos meses com viagens recordes pelos brasileiros e a chegada de cerca de 6 milhões de turistas estrangeiros. O volume de empregos com carteira assinada em áreas ligadas ao turismo aumentou 32% entre agosto e outubro, na comparação ao trimestre anterior. Nos últimos três meses, cerca de 54 mil vagas formais foram criadas, contra 40,8 mil registradas entre os meses de maio a julho. Os dados foram analisados pelo Ministério do Turismo, com base nas informações divulgadas pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego. O indicador mede a diferença entre contratações e demissões.

Coluna Minas Turismo Gerais

Jornalista Sérgio Moreira

Informações para a coluna [email protected]