A Bienal Mineira do Livro acontece de 13 a 22 de maio, no BH Shopping, com mais de 160 horas de programação diversa e com muitas atrações especiais. A expectativa da organização, do maior evento literário em Minas Gerais, é atrair 150 mil visitantes. Serão 60 editoras com dezenas de autores e milhares de livros.

A iniciativa é realizada pela Câmara Mineira do Livro e pelo Grupo Asas e conta com o apoio institucional da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult).

A segmentação da programação por interesse em 11 eixos temáticos, com uma estação vivencial, é inédita e envolve a participação de reconhecidas entidades: Fundação Dom Cabral, Academia Mineira de Letras, Instituto Pró-Livro, Instituto Fernando Sabino, Biblioteca Pública do Estado de Minas Gerais, Rede Longevidade, Fundação Hospital de Olhos, Sinepe/MG, Fundação Municipal de Cultura, entre outras.

A proposta é estimular a leitura, especialmente, nas comunidades mais vulneráveis, fomentando a cadeia econômica do livro.  A Bienal ainda conta com o apoio do governo estadual, por meio da Secretaria de Estado da Educação, de Cultura e Turismo de Minas Gerais e da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Belo Horizonte, promovendo uma política intensa para democratizar o acesso a atividades culturais e educacionais, com a distribuição de mais de 89 mil ingressos para professores e estudantes da rede pública.

O tema dos dez dias da programação é “O Reencontro é Real”, objetivando inserir o estado no circuito nacional cultural e no circuito do incremento da aprendizagem, transformando Belo Horizonte na capital brasileira da literatura. As atividades serão oportunidades para disseminar a leitura, divulgar livros, estreitar relacionamentos entre leitores e autores e estimular a geração de novos negócios.

Para o secretário de estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, “o livro e a leitura possuem a função de trazer conhecimento, ampliam nosso olhar do mundo. Traz crescimento interior e mudança. Uma feira de livro como a Bienal Mineira é o ambiente oportuno para o encontro das pessoas com os autores, reflexões. Cria conexões, abre horizontes. Serão dias belos onde o pensamento será louvado. Onde o livro, tão antigo e cada dia mais novo, será o elemento principal, como forma de transformar o mundo pra melhor. Precisamos, em especial nesse momento democratizar as políticas públicas do livro e da leitura. Revitalizar o pós-pandemia e, nada melhor que ler, para descobrirmos o novo mundo que nos apresenta e, assim, sermos melhores e mais felizes”, destaca o titular da Secult, que ministrará, no dia 20 de maio (sexta-feira), às 18h, uma palestra sobre a Semana de Arte Moderna, tendo a influência de Minas no movimento modernista como ponto de partida.

Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais acredita na Bienal Mineira do Livro como uma iniciativa de estímulo ao acesso democrático à leitura e à literatura, abarcando diversas faixas etárias e públicos e observando a inclusão e acessibilidade de pessoas com deficiência visual.

O diretor-presidente do Grupo Asas, Marcus Ferreira, explica que é uma das principais iniciativas literárias nacionais com autores representativos em um espaço de 15.000 m2 no BH Shopping. “A retomada presencial da Bienal Mineira do Livro tem um conteúdo cultural e educativo abrangente, incluindo atrações para leitores de diversas faixas etárias. Queremos contribuir para o desenvolvimento da capacidade crítica, do conhecimento de fundo e do repertório cultural de cada leitor, incentivando o hábito de ler”, afirma.

Diferenciais

A programação apresenta dezenas de atividades culturais e educacionais para formação de leitores e intensificação do hábito da leitura. Um dos diferenciais está na inovação com a setorização da programação por tendências em encontros literários e a participação de grandes entidades mineiras e brasileiras, responsáveis pela curadoria de 11 eixos temáticos, propiciando um melhor atendimento a todas as faixas etárias.

Ingressos gratuitos

A Bienal 2022 já distribuiu mais de 89 mil ingressos gratuitos para educadores e educandos mineiros. A distribuição é resultado da parceria com a Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, com 20 mil ingressos para os professores e 40 mil para os alunos.

Outra parceria foi estabelecida com a Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte para distribuir 20 mil ingressos aos estudantes da rede e mais 2.000 aos educadores. A iniciativa ainda conta com o apoio da rede privada estadual, por meio do Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinepe/MG), com a distribuição de dois mil ingressos para gestores de 200 escolas particulares na capital.

Serviço:

Bienal Mineira do Livro 2022

Tema: “O Reencontro é Real”

Data: 13 a 22 de maio de 2022

Ingresso – R$20 (inteira) e R$10 (meia-entrada) – Os ingressos já podem ser adquiridos pela compra online no link  https://bienalmineiradolivro.com.br/compre-seu-ingresso/

Local: BH Shopping, Estacionamento Piso Ouro Preto – BR 356, nº 3.049 – Bairro Belvedere

Programação: www.bienalmineiradolivro.com.br