A BR-050 é a rodovia melhor classificada dentre todas as que cortam Minas Gerais. A estrada ocupa a 36ª posição no ranking das melhores vias do Brasil, divulgado na última quarta-feira (29) pela Confederação Nacional do Transporte (CNT). A avaliação determina se a via é ótima, boa, regular, ruim ou péssima.

Os critérios de avaliação do estudo, que avalia o estado geral da via, compreende três principais parâmetros: o pavimento, a sinalização e a geometria da via. Cada um dos parâmetros têm variáveis.

Em relação ao Estado Geral, a BR-050 teve 93 km avaliados como ótimo, 390 km avaliados como bons, 537 km como regular, e apenas 20 km avaliados como ruim ou péssimo. As notas geraram avaliação média considerada “boa”.

Pavimento

De acordo com a pesquisa, a avaliação do pavimento compreende três variáveis: a condição do pavimento, a condição do rolamento e a condição de acostamento.

O pavimento deve suportar os efeitos do clima, permitir deslocamento suave, não causar desgaste excessivo dos pneus ou nível alto de ruídos, resistir ao fluxo de veículos, permitir o escoamento da água na sua superfície, direcionando-a para um sistema de drenagem eficiente, e proporcionar boa aderência para evitar derrapagens.

O pavimento da 050, nesses parâmetros, foi avaliado como bom, assim como a da BR-365, em contraponto com 85% do restante das vias mineiras, avaliadas entre regular, ruim e péssimo. As vias BR-040, BR-262, BR- 452 e BR-497, que também passam pelo Triângulo, foram todas avaliadas como regulares.

Sinalização

A outra característica avaliada pela CNT na pesquisa é a sinalização, onde são consideradas variáveis as sinalizações horizontais, ou seja, as faixas centrais e laterais; as sinalizações verticais, sendo as placas e a visibilidade e legibilidade destas; e os dispositivos auxiliares, ou seja, barreiras de proteção.

A classificação da BR-050, neste parâmetro, também foi boa. De todas as rodovias de Minas Gerais, apenas 25% tiveram avaliações positivas entre ótimas e boas. No Triângulo, BR-040, BR-262, BR- 452, BR-497 e BR-365 tiveram a sinalização avaliada como regular.

Geometria da via

De acordo com a CNT, para avaliação da geometria da via são coletadas as variáveis associadas ao projeto geométrico da rodovia.

Esse, é diretamente relacionado, entre outros, à distância de visibilidade, à possibilidade de realizar ultrapassagens em segurança e à velocidade máxima que pode ser desenvolvida pelo motorista.

A geometria da BR-050 foi avaliada como boa. No estado, 80% das vias tiveram avaliação regular, ruim ou péssima. No Triângulo, as rodovias BR-040, BR-262, BR- 452, BR-497, BR-153 e BR-365 tiveram o projeto avaliado como regular.


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