O banco Bradesco deverá indenizar uma idosa em R$ 15 mil após ela sofrer um golpe e perder o valor de um mês de aposentadoria dentro de uma agência em Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte. A decisão é de segunda instância e cabe recurso.

O caso aconteceu em agosto de 2021, por volta do meio-dia. Na ocasião, a idosa foi até a agência, como costuma fazer todos meses, até que foi abordada por dois homens que se passaram por funcionários do banco.

A dupla de golpistas passou a fazer orientações à idosa, que acabou permitindo acesso à conta e perdendo o benefício que tinha direito naquele mês.

A idosa chegou a procurar a gerência do banco, que acessou o sistema de segurança e identificou o momento do golpe. Entretanto, a vítima e a instituição não entraram em um acordo.

A reportagem procurou o Bradesco e questionou as medidas de segurança adotadas após o episódio e aguarda retorno.

‘Aceitou ajuda de pessoa desconhecida’

Na ação, o banco alegou que a vítima “simplesmente aceitou ajuda de pessoa desconhecida, sem qualquer indagação, fato esse que fragilizou a segurança dos seus dados bancários”. A instituição disse ainda que o acesso só é possível com senha, biometria e cartão do titular.

No entendimento do desembargador, entretanto, trata-se de responsabilidade do banco, já que houve “vício na prestação do serviço”, causado pela “falta de uma devida segurança no estabelecimento”, que acabou provocando o golpe.

A decisão foi da primeira instância e confirmada pela segunda.


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