O candidato do PL à Prefeitura de Belo Horizonte, deputado estadual Bruno Engler, defendeu o uso de Parcerias Público-Privadas (PPPs) como uma ferramenta de gestão a ser aplicada em diversas áreas da capital. “Entendemos que é um instrumento importante e que pode ser ampliado pela prefeitura. É possível implementar PPPs na área da saúde, na educação — onde pretendemos expandir a rede parceira para zerar a fila do ensino infantil —, e até para nossos parques e espaços públicos. Enfim, usaremos essa solução sempre que fizer sentido”, afirmou Engler durante sabatina na TV Record, na tarde desta quarta-feira (18/09).

O candidato também fez questão de esclarecer que as PPPs não trarão custos adicionais aos cidadãos. “Muitas vezes, ouvimos a esquerda afirmar que as parcerias significam a privatização do serviço público, no sentido de cobrar por algo que é gratuito, e sabemos que não é o caso. Temos o exemplo do Hospital do Barreiro, o Dr. Célio de Castro, que é gerido por uma parceria privada, mas é 100% SUS, com atendimento gratuito à população”, explicou.

Bruno Engler afirmou, ainda, que seu primeiro ato como prefeito, caso seja eleito, será fazer uma auditoria completa de todos os contratos da prefeitura. “Primeiro, vamos entender para onde está indo o dinheiro dos belo-horizontinos, porque nossa cidade tem recursos. O orçamento é de quase R$ 20 bilhões, e esse valor precisa se traduzir em serviços de qualidade para os cidadãos, o que não está acontecendo”, criticou.

Ele também destacou que formará uma equipe composta por técnicos, garantindo que não haverá espaço para politicagem em seu governo. “Nosso secretariado será técnico e competente. Não tenho rabo preso com ninguém e tenho total autonomia e liberdade para indicar as melhores pessoas para gerir os serviços que a população de Belo Horizonte precisa”, concluiu.

 

Foto: Lucas Mendes