Não faltou trabalho para os deputados ao longo do ano de 2023 e ainda há muito o que fazer. Esse é o foco da campanha de publicidade institucional da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que começa a veicular nos principais meios de comunicação do Estado a partir desta quinta-feira (14/12/23).

O objetivo da campanha é fazer uma prestação de contas do trabalho parlamentar e reafirmar o compromisso dos deputados estaduais de continuar trabalhando pelos mineiros. Devido à época do ano, o desenvolvimento da criação pretende também trazer uma mensagem de esperança e otimismo.

Representando as oportunidades que devem ser dadas a todos, quem conduz o olhar do espectador, na narrativa do vídeo, é um menino de 10 anos, típico de qualquer região de Minas. Ele sai de uma casinha simples e vai passando pelas obras entregues, cumprimentando uma profissional da saúde, a professora e trabalhadores e segue em direção ao horizonte. A trilha sonora é de Sérgio Pererê.

Ações parlamentares beneficiam municípios

Entre as iniciativas realizadas pelos parlamentares para melhorar o Estado, está a Lei Complementar 171, que liberou 7 bilhões para a saúde, beneficiando todos os municípios mineiros. A norma teve origem no Projeto de Lei Complementar 18, de 2023, que é de autoria coletiva de 40 parlamentares e tem como primeiro signatário o presidente da ALMG, deputado Tadeu Martins Leite (MDB).

Os deputados também aprovaram normas que previnem o abandono e a evasão escolar na educação básica da rede pública estadual e que tratam do enfrentamento à violência nas escolas públicas.

A campanha ainda destaca que, ao longo de todo ano, as deputadas e os deputados estaduais direcionaram R$ 3,53 bilhões do Orçamento para diversas melhorias nos municípios, como reforma de escolas, de hospitais, de estradas, compras de viaturas, ambulâncias e construção de poços artesianos. A campanha destaca também a função de fiscalização do parlamento para que “dinheiro seja aplicado onde as pessoas mais precisam”.

De acordo com o presidente Tadeu Martins Leite, a Assembleia se viu diante dos mais diversos desafios, e por isso, revigorar esforços na busca pelo bem comum norteou os trabalhos. “Iniciamos essa legislatura sob a premissa do diálogo franco e aberto. Reconhecidamente, a dedicação dos deputados e deputadas gerou importantes conquistas para a promoção da cidadania e da qualidade de vida das pessoas”, pontua.

Para além da missão de legislar, representar e fiscalizar, nos cumpre o compromisso de prestar contas das nossas ações à sociedade mineira, daí a importância desta nova campanha institucional. Ao mesmo tempo que buscamos dar cada vez mais transparência às ações do Parlamento, o momento também nos convida a reafirmarmos nosso empenho por um 2024 de muito trabalho”, afirmou o deputado Tadeu Martins Leite.

Peças interativas

As peças são finalizadas com a expressão “Pode Conferir”, estimulando os cidadãos a acompanhar de perto as ações do Parlamento mineiro. Nelas, o QR Code direciona o cidadão para um site que trará matérias de balanço e exemplos da aplicação de recursos das emendas parlamentares em serviços essenciais para a população. Quando concluído, o Relatório Institucional também estará à disposição do cidadão neste mesmo repositório.

A campanha será veiculada nas principais emissoras de televisão, rádio, e jornais de todo Estado, além de internet e redes sociais, até o mês de janeiro.


Avatar