Carlos Viana, candidato à Prefeitura de Belo Horizonte e senador licenciado por Minas Gerais, anunciou nesta sexta-feira (20), seus projetos voltados à melhoria do transporte na capital, incluindo a regulamentação das vans no sistema de transporte público e benefícios para motoristas de aplicativos. Durante a coletiva, Viana destacou a importância de diversificar as opções de transporte para a população e explicou como seu plano beneficiará tanto os usuários quanto os profissionais do setor.
Em sua fala, Carlos Viana explicou que a implementação das vans no transporte público seguirá o modelo dos ônibus suplementares, com regras claras para seleção e fiscalização dos veículos. “A seleção das vans acontecerá da mesma maneira que os suplementares. Colocaremos em edital público as atribuições, obrigações e documentos a serem apresentados. Os selecionados receberão permissão para trabalhar bairro a bairro inicialmente”, afirmou Viana.
Ele também destacou a importância de manter a fiscalização sob responsabilidade da BHTrans, garantindo a segurança e o bom funcionamento do sistema. “A frota terá um tempo de duração e vamos garantir à população que o transporte atenderá todas as regras básicas e obrigatórias para um transporte seguro”, acrescentou.
Viana enfatizou que as vans serão utilizadas em rotas que hoje não são atendidas por linhas regulares de ônibus, sobretudo em áreas periféricas da cidade. “Não acredito que haverá redução no número de passageiros, pois as vans atenderão itinerários entre bairros. Caso a demanda não seja atendida nos horários de pico, podemos expandir o uso das vans como uma resposta de transporte de qualidade que precisamos implementar na capital”, explicou.
Incentivos para motoristas de aplicativos
O candidato também apresentou soluções para motoristas de aplicativos, com o objetivo de aliviar a carga tributária desses profissionais e garantir melhores condições de trabalho. “Minha ideia é buscar em Brasília, já como prefeito, uma redução nos impostos para os motoristas de aplicativo, permitindo a compra e renovação da frota com menor custo“, declarou.
Viana mencionou ainda a criação de pontos fixos pela cidade onde os motoristas de aplicativos possam estacionar sem serem multados enquanto descansam. “Esses locais serão essenciais para garantir que eles possam parar de forma adequada e segura”, reforçou.
Táxis em Belo Horizonte
Além de vans e aplicativos, Carlos Viana apresentou uma visão inovadora para o serviço de táxis em Belo Horizonte. Ele sugeriu a adoção de minivans, semelhantes às que circulam em Londres, com capacidade para até seis passageiros. “Precisamos buscar um modelo para a frota de táxis que atenda melhor as necessidades da cidade. Essas minivans trariam mais conforto e praticidade para os usuários”, afirmou.
Viana ressaltou que todas as regulamentações serão feitas por meio de editais públicos, com regras claras para os permissionários, horários e itinerários bem definidos. “O credenciamento será feito em edital público, com todas as obrigações estipuladas pela Prefeitura”, finalizou.
Visão de futuro para o transporte
Com esse plano, Carlos Viana defende a criação de um sistema de transporte mais diversificado e eficiente para Belo Horizonte. Ele destacou que a dependência exclusiva das empresas de ônibus precisa ser repensada para garantir opções de transporte seguras, fiscalizadas e de qualidade.
A ideia de Viana irá transformar o cenário do transporte público da capital, oferecendo novas alternativas para melhorar a mobilidade urbana e atender às demandas da população com mais eficiência e segurança.
Fotos Felipe Muniz