Em entrevista à agência de notícias estatal russa TASS publicada na quarta-feira, o embaixador da China em Moscou, Zhang Hanhui, acusou Washington de apoiar a Rússia com repetidas expansões da aliança de defesa da OTAN e apoio a forças que buscam alinhar a Ucrânia com a União Europeia. em vez de Moscou.

“Como iniciador e principal instigador da crise ucraniana, Washington, enquanto impõe sanções abrangentes sem precedentes à Rússia, continua a fornecer armas e equipamentos militares à Ucrânia”, disse Zhang.

“Seu objetivo final é esgotar e esmagar a Rússia com uma guerra prolongada e o porrete de sanções.”

O raciocínio do embaixador seguiu de perto uma das justificativas da própria Rússia para a invasão da Ucrânia, que resultou em milhares de mortes e na devastação de cidades inteiras, além de levar mais de um quarto da população a fugir de suas casas.

O presidente russo, Vladimir Putin, viajou a Pequim em fevereiro para se encontrar com o presidente Xi Jinping, enquanto os tanques russos se concentravam na fronteira ucraniana, concordando com o que os dois estados saudaram como uma parceria “sem limites” superior a qualquer aliança da Guerra Fria.

Na entrevista, Zhang disse que as relações sino-russas entraram “no melhor período da história, caracterizado pelo mais alto nível de confiança mútua, o mais alto grau de interação e a maior importância estratégica”.

Ele criticou a visita da presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, na semana passada a Taiwan, que a China reivindica como sua, e disse que os Estados Unidos estão tentando aplicar as mesmas táticas na Ucrânia e em Taiwan para “reavivar uma mentalidade de Guerra Fria, conter a China”. e a Rússia, e “provocar rivalidade e confronto de grandes potências”.

A não intervenção em assuntos internos é o princípio mais fundamental para manter a paz e a estabilidade em nosso mundo”, disse Zhang, aplicando o princípio para criticar a política de Taiwan de Washington, mas não a invasão da Ucrânia pela Rússia.

A Rússia chama a invasão de “operação militar especial” e diz que era necessária não apenas para manter sua própria segurança, mas também para proteger os falantes de russo da perseguição.

A Ucrânia e o Ocidente dizem que esses são pretextos infundados para uma guerra imperial de agressão contra um vizinho que conquistou a independência quando a União Soviética liderada por Moscou se separou em 1991.

Fonte: Agencia Reuters


Avatar