O Ministério do Comércio da China anunciou revisões a uma lista de produtos a granel, cujas importações e exportações devem ser comunicadas para manter os registros estatísticos, incluindo pela primeira vez terras raras na lista.
O analista internacional Fernando Moragón explicou à Sputnik o papel da China no fornecimento de terras raras e seu impacto na economia dos EUA.
As terras raras são importantes para a produção de produtos tecnológicos e militares.
“As terras raras são um dos instrumentos-chave que a China pode utilizar contra os EUA e Europa. Principalmente contra a Europa que não tem nada”, explicou o analista.
O analista sugeriu que a China poderia utilizar seu controle sobre as terras raras como uma ferramenta para pressionar os EUA nas disputas comerciais e geopolíticas.
“A China tem uma alavanca de pressão brutal, ou seja, se a China cortar as terras raras agora, o mundo vai afundar. Foi um erro estratégico dos EUA, pois ao deixar tudo isso para os chineses, forneceram a eles uma força enorme.
Os EUA acharam que estavam passando a poluição para os chineses, porém ficaram totalmente dependentes da China, não só neste setor como em muitos outros”, destacou.
Vale ressaltar que os EUA deixaram de produzir terras raras por serem poluentes e de alto custo, o que abriu caminho para os chineses, que aproveitaram para tirar o maior proveito do material e conquistar a liderança global.